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O artigo 205 da Constituição de 1988 diz: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". No entanto, hodiernamente, nota-se uma precariedade de investimentos na educação e grande evasão escolar associada à desigualdade social.
É notável a negligência do governo em relação à educação, afirmando contrariedade em relação ao artigo 205 da Constituição. Onde os principais alvos são as escolas públicas que possuem uma estrutura precária, com falta de materiais e professores, por exemplo, que são elementos básicos de uma instituição de ensino. Esses fatores no que lhe concerne, desestimulam os alunos, que perdem o interesse por falta de incentivo por parte dos professores, da família e do próprio governo que deveria ser o principal mentor.
Consequentemente, presenciam-se casos de evasão escolar, onde o indivíduo não conclui nem o ensino médio. Alguns fatores que levam a essa situação é a falta de interesse por terem um ensino monótono, sem incentivo e muitas vezes a ausência de professores ou por precisarem de emprego para se sustentar e ajudar a família, pois esse país está cheio de desigualdades e a procura por um emprego, mesmo que muito cedo, acaba se tornando uma necessidade.
Em síntese, é necessário maior investimento do estado na educação, mais incentivo aos alunos evitando assim a evasão escolar e fiscalizações para garantir que todo o dinheiro direcionado ao governo seja usado corretamente, sendo aplicado na educação e em áreas que são direitos básicos do ser humano.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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