Segundo a pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua (PNAD Contínua) feita em 2019, a taxa de analfabetismo desde pessoas de 15 anos ou mais, foi estimada em 6.6% (11 milhões de analfabetos).
Muitas crianças, principalmente em zonas rurais de cidades pequenas, tem que escolher entre estudar ou trabalhar, jovens que também tiveram que fazer essa escolha, e adultos que por falta de incentivo, e oportunidades não terminaram o ensino fundamental ou médio, não sabem codificar e decodificar o analfabeto e ter habilidades de letramento e numeramento.
É então dever do governo federal, estadual, municipal e o ministério da educação trabalhar e investir para levar a educação a essas pessoas tanto em zonas urbanas como em rurais. Construindo mais escolas a fim de permitir a ingressão de todos os indivíduos desde a infância. Levar o curso pro-letreamento a mais professores. E também, a criação de projetos que incentivem e atraiam adultos a voltarem a estudar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada