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Por Medciner
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#77050
A venda de bebidas alcoólicas para jovens no Brasil é permanentemente proibida. Contudo, não é surpresa que essa lei não é exercida no Brasil, é incontável o consumo ilegal do álcool no cotidiano dos jovens e adolescentes, tornando-se comum a ingestão.
A adolescência é uma fase de descobertas, por esse e outros motivos a prática alcoolista é cada vez mais recorrente nessa fase da vida, na maioria das vezes, está associada a falta de suporte parental. E é incentivada pelas as ações dos responsáveis, em consumir drogas ilícitas e o consumo exarcebado do álcool.
O uso exagerado pode expor o jovem a consequências e sequelas graves, como: impactos físicos e psicológicos, baixo rendimento escolar, complicações a saúde, entre elas as mais frequentes, gastrite, hipertensão, anemias, hepatites e dentre outras.
Desde de 2015 é considerado crime o comércio e a entrega de líquidos com substâncias psicoativas para menores de 18 anos. Porém os decretos e as cláusulas não são seguidos a risca. Além do incentivo governamental, a família precisa fazer parte desse processo, estimulando o diálogo, a boa alimentação e a prática de esportes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por anasilva1
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#80041
Olá @Medciner. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo/construção ou remova-o do texto
7Comentário (seguindo o parágrafo)


A venda de bebidas alcoólicas para jovens no Brasil é permanentemente proibida. Contudo, não é surpresa que essa 7lei não é exercida no Brasil,3 é incontável o consumo ilegal do álcool no cotidiano dos jovens e adolescentes, tornando-se comum a ingestão7.

Você falou sobre uma lei, mas não aparece nenhuma menção anterior no parágrafo, logo, isso não é considerado um repertório
Ingestão de quê? Você poderia citar novamente bebidas alcóolicas, usando outros sinônimos
❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência do repertório com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura inadequada para redação ENEM


5A adolescência é uma fase de descobertas,3 por esse e outros motivos3 a prática alcoolista é cada vez mais recorrente nessa fase da vida, na maioria das vezes, 6está associada a falta de suporte parental. E é incentivada pelas as ações dos responsáveis, em consumir drogas ilícitas e o consumo 2exarcebado do álcool.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura inadequada para redação ENEM


5O uso exagerado pode expor o jovem 1a 6consequências e sequelas graves, como: impactos físicos e psicológicos, baixo rendimento escolar, complicações a saúde, entre elas as mais frequentes,3 gastrite, hipertensão, anemias, hepatites e dentre outras.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura inadequada para redação ENEM


7Desde de 2015 é considerado crime o comércio e a entrega de líquidos com substâncias psicoativas para menores de 18 anos. Porém3 os decretos e as cláusulas não são seguidos a1 risca. Além do incentivo governamental, a família precisa fazer parte desse processo, estimulando o diálogo, a boa alimentação e a 7prática de esportes.

Novamente, outro repertório inválido, pois você não fez nenhuma menção a respeito dessa lei ao longo do texto. Além disso, não trouxe nenhuma fonte que comprove a sua existência
A prática de esportes ficou deslocada do restante do tema, além de não ter sido mencionada diretamente, como por exemplo, na melhoria da qualidade de vida, especificamente no contexto apresentado no desenvolvimento 2
❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM
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