Evidentemente beber álcool é visto com olhos pouco críticos, como se fosse algo inofensivo. Logo, o jovem bebe porque tem acesso, exemplo e desenvolve a crença errônea de que ficar embriagado vai resolver seus problemas de autoestima, timidez e falta de desenvoltura social. Mesmo sabendo ser prejudicial e que aquele efeito entorpecente não há de ser benéfico.
Nessa perspectiva, a atual geração de adolescentes começa a beber regularmente aos 14 anos. Os dados são do I Levantamento Nacional sobre os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira, de 2007, realizado pela Secretaria Nacional Antidrogas. Quanto mais cedo uma pessoa começa a beber, maior é a probabilidade de ela vir a ter problemas com álcool. Sendo assim, 9% dos adultos que deram os primeiros goles aos 14 anos passaram depois à categoria de dependentes.
Decerto, o pileque não é uma brincadeira inocente. Sua prática é uma consequência imediata ao conceito absurdo que beber é uma prática social. Essa visão distorcida pode vir acompanhada de tragédias anunciadas: "Jovens morrem atropelados por estarem embriagados" ou "Crimes de estupro crescem assustadoramente em ambientes regados à bebida alcoólica". E ainda, o seu consumo pode trazer prejuízos a saúde, como: dor de cabeça, desidratação, hipoglicemia, náusea, lentidão dos reflexos e alteração de humor.
À guisa de conclusão, a cena de "The Dirt", fatos noticiados e os problemas causados a saúde, demonstram que medidas devem ser tomadas para a diminuição desses índices. O Ministério da Economia deve aumentar os preços através da tributação, tirando a acessibilidade à bebida; e junto ao Sistema Público de Saúde restringir a publicidade e aumentar campanhas contra seu consumo, mostrando suas consequências. Além de poder, investir em centros terapêuticos para o tratamento dos problemas psicossociais que levam à ingestão da droga lícita.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada