De início, deve se discutir acerca do descaso estatal para com a população no âmbito do saneamento básico. Nesse viés, é pertinente rememorar que o direito à saúde e a um ambiente ecologicamente equilibrado são direitos sociais previstos na Constituição Federal. Entretanto, embora medidas sejam tomadas, o Instituto Trata Brasil afirma que mais de 35 milhões de pessoas no Brasil não possuem acesso à água potável e, mais de 100 milhões de cidadãos não recebem o tratamento devido de esgoto, o que reforça tal negligência governamental. Portanto, a atuação do Estado no asseguramento dos direitos supracitados deve ser mais efetiva.
Além disso, a sociedade civil atua como maximizadora do revés em virtude da ineficácia estatal. Nessa lógica, a Europa Medieval viveu um cenário semelhante na epidemia da Peste Negra, quando o corpo social da época, marcado pela manutenção de hábitos nocivos à saúde e pela falta do saneamento básico oferecido pelo seu Estado, sofreu um grande extermínio populacional. Nesse sentido, a sociedade brasílica assemelha-se com os indivíduos medievos, dado que, indubitavelmente, a população é extremamente poluidora e a coleta de lixo ainda é desconhecida para mais de 20 milhões de pessoas na Nação, como aponta o IBGE, o que acarreta na poluição do ambiente e o torna alvo de microrganismos mortíferos. Posto isso, urge que o corpo social preserve o seu meio.
Mediante ao exposto, o Estado brasileiro e o corpo social precisam trabalhar conjuntamente para estabilizar o quadro do saneamento básico e a higiene ambiental. Para tanto, o Tribunal de Contas da União deve destinar verbas, por intermédio do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), que serão revertidas na ampliação do Plano de Saneamento Básico (PLANSAB) e, execução de campanhas sociais com o apoio popular, com o fito de higienizar os espaços públicos. Destarte, os indivíduos brasileiros se distanciarão das condições do menino Raimundinho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.