• Avatar do usuário
Por lena123
Quantidade de postagens
#68258
O Agronegócio é um termo usado para toda atividade econômica relacionado ao comércio de produtos agrícolos. O Brasil é o 4° País que mais produz alimento agrícolo no mundo, em 2017 bateu safra Record de 242 milhões de toneladas. Entretanto, sofre alguns impacto relacionado à falta de mão de obra e preocupação social.
Em uma primeira análise, vale ressaltar a expansão para zona urbana, os jovens não querem investir na agricultura, por falta de tecnologia e qualificação no serviço. Isso pode ser fundamentado por Immanuel Kant que diz "O homem é aquilo que o estudo faz dele". Dessa forma, nota-se a falta de investimento em tecnologia e empreendimento no campo.
Ademais, muitas pessoas que trabalham no campo ainda são excluídas da sociedade. Algumas delas tiveram pouco acesso à educação e têm poucos recursos de saúde. Por isso, deve-se investir na qualidade de vida dessas pessoas. Assim, a agricultura seria mais valorizada, e seus produtores teria uma qualidade de vida mais saudável.
Ligo, percebe-se a insuficiência de mão de obra e uma preocupação social no agronegócio. Portanto, cabe ao Ministério da Agricultura junto ao da Educação, oferecer bolsas de estudos aos produtores rurais, facilitando o uso de internet nos estudos. Outrossim, o Ministério da saúde, na disponibilização de acesso mais ampliado à saúde. Logo, os agricultores teriam uma vida mais saudável, e o Agronegócio uma maior expansão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 70

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Por lena123
Quantidade de postagens
#68344
@Ashiley, aceito, pq estou perdida quando sinto que começo compreender não compreendo, redação não entra na minha cabeça, esse modelo usei um esqueleto mas parece que não deu certo.
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens Quantidade de postagens
#68345
lena123 escreveu:@Ashiley, aceito, pq estou perdida quando sinto que começo compreender não compreendo, redação não entra na minha cabeça, esse modelo usei um esqueleto mas parece que não deu certo.
Fique tranquila, é normal. Já já vou dá minha opinião sobre a redação e no que ela pode melhorar!
Avatar do usuário
Por marllonsxhun
Quantidade de postagens
#68346
O Agronegócio é um termo usado para toda atividade econômica relacionado ao comércio de produtos agrícolos ( agrícolas ) . O Brasil é o 4° País que mais produz alimento ( alimentos ) agrícolo ( agrícolas ) no mundo, em 2017 bateu ( troque a palavra por alcançou, assim você mostra que você tem mais domínio da linguagem culta) safra Record ( minúsculo, record) de 242 milhões de toneladas( mude, alcançou record de 242 milhões de toneladas de safra). Entretanto, sofre alguns impacto ( impactos) ( impactos) relacionado à falta de mão de obra e preocupação social. ( faltou você falar mais do tema e não apresentou nenhum repertório, sua contextualização não ficou boa, demonstre mais autoria, já a sua tese ficou melhor)
Em uma primeira análise, vale ressaltar a expansão para zona urbana ( tópico frasal ), os jovens não querem investir na agricultura, por falta de tecnologia e qualificação no serviço ( Por quê, você só expos mas não argumentou lembra é uma dissertação-argumentativa) . Isso( faltou vírgula aqui) ( mude esse conectivo para um que apresente que você é culto, como concernente a isso,) pode ser fundamentado por Immanuel Kant que diz "O homem é aquilo que o estudo faz dele" ( esse seu repertório não está produtivo, percebe que você só jogou ele e não falou nada dele não contextualizou com o tema). Dessa forma, nota-se a falta de investimento em tecnologia e empreendimento no campo.( por quê, percebe que você está indo para um texto expositivo e não argumentativo)
Ademais, muitas pessoas que trabalham no campo ainda são excluídas da sociedade( tópico frasal). Algumas delas tiveram pouco acesso à educação e têm poucos recursos de saúde( Por quê, percebe que você está expondo, mas não argumentando). Por isso, deve-se investir na qualidade de vida dessas pessoas ( Por quê, não deixe seu corretor com dúvidas, sane elas). Assim, a agricultura seria mais valorizada,( retirar a vírgula ) e seus produtores teria uma qualidade de vida mais saudável ( Por quê).
Ligo ( logo), percebe-se a insuficiência de mão de obra e uma preocupação social no agronegócio( apresentação para proposta). Portanto, cabe ao Ministério da Agricultura junto ao da Educação ( agentes), oferecer bolsas de estudos aos produtores rurais, facilitando o uso de internet nos estudos ( ação). Outrossim, o Ministério da saúde ( agente), na disponibilização de acesso mais ampliado à saúde ( ação). Logo, os agricultores teriam uma vida mais saudável, ( retirar a vírgula, pois senão, você estaria isolando o termo como se fosse um aposto) e o Agronegócio uma maior expansão ( finalidade ) ( faltou muitos elementos da proposta de intervenção)

PARA CORREÇÃO BASTA ME MENCIONAR E TERÁ A CORREÇÃO, CORRIJO NO PRAZO DE 7 DIAS!
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens Quantidade de postagens
#68390
@lena123, antes de começar, eu vou te basear melhor nesse âmbito da redação do Enem. Como você já deve saber, ela é composta por introdução (repertório, problematização e tese), desenvolvimento 1 e 2 (tópico frasal, repertório, argumentação, fechamento), conclusão (anúncio da proposta, proposta de intervenção social, retomada do repertório da introdução). Logo, nesse primeiro momento eu te apresentei a estrutura e a microestrutura da redação.

Agora, outra coisa muito importante que você deve ter em mente também é saber interpretar a proposta de redação corretamente, ou seja, estou me referindo aos textos de apoio/motivadores que aparecem na hora da prova. Caso não a interprete devidamente, poderá tangenciar ou fugir do tema e isso lhe tira muitos pontos ou pode até mesmo zerar caso fuja do solicitado. Um exemplo foi uma das edições do Exame que teve como tema "Publicidade infantil em questão no Brasil". Algumas pessoas interpretaram errado, como se fosse publicidade feita por crianças, ex: atrizes/atores, modelos, etc, mas não, na verdade era publicidade feita para crianças, ex: no intuito de vendas de produtos infantis, brinquedos, etc.

Além disso, é importante que antes de iniciar sua redação você faça um projeto de texto, local onde você irá organizar tudo o que entra e o que não entra na redação, escolha de repertórios, o que se encaixa melhor e pensar como você fará a proposta de intervenção. Eu particularmente faço isso tudo na mente, não passo para o papel porque leva um certo tempo e eu ainda preciso responder às questões objetivas da prova. Porém, caso você se sinta mais confiante fazendo no papel, ok. A única coisa que faço no papel é o rascunho, pois não recomendo que faça sua redação diretamente na folha oficial já que pode haver erros não percebidos anteriormente.

Agora vou falar um pouco sobre as competências da redação: competência 1 (analisa a sua escrita, ela deve ser culta, seguir o padrão formal da Língua Portuguesa, obedecer às regras gramáticas, ortografia, translineação, crase, pontuação, acentuação, concordância nominal e verbal, regências, paralelismo, etc); competência 2: (deve obedecer o tipo textual dissertativo argumentativo, fazer uso de repertório produtivo e compreender a proposta da redação); competência 3: (analisa o seu projeto de texto, sua coerência, a ligação das ideias. Obs: quando falei projeto de texto aqui, não quer dizer sobre analisar se você fez ou não aquela folha com o que entra ou não na sua redação, tá? Isso você pode até jogar fora, o que eu quero dizer aqui é que analisam o projeto de texto no sentido de suas ideias estarem conectadas do início ao fim :lol:); competência 4: analisa o uso de conectivos e operadores argumentativos para conectar as partes do texto); competência 5: (analisa se sua proposta de intervenção social tem 5 elementos válidos - Agente (Quem vai realizar a ação?), Ação (O que vai ser feito?), Efeito (Com que objetivo?), Meio (De que forma?), detalhamento (informações a mais). Conforme você não for atendendo às exigências sua nota vai diminuindo geralmente de 40 em 40 pontos.

Essas coisas que estou dizendo antes da correção do seu texto é para que caso não seja muito familiarizada ou esteja encontrando dificuldades nisso, você possa entender melhor e, consequentemente, progredir. Acho que agora, já podemos olhar sua redação e você poderá ter uma visão mais abrangente disso!

Introdução
O Agronegócio (1) é um termo usado para toda atividade econômica relacionado (2) ao comércio de produtos agrícolos (3). O Brasil é o 4° País (4) que mais produz alimento agrícolo (5) no mundo, em 2017 bateu safra Record (6) de 242 milhões de toneladas. Entretanto, sofre alguns impacto relacionado (7) à falta de mão de obra e (8) preocupação social.
1 - "agronegócio"
2 - "relacionada"
3 - "agrícolas", tá? "Agrícola" é invariável em gênero. Mesmo sendo "produtos", ainda vai continuar "agrícola"
4 - "país"
5 - "agrícola", mesmo caso da observação 3.
6 - "record"
7 - "impactos relacionados"
8 - Faltou um "à", para manter paralelismo. Já que você disse "à falta de mão de obra", espera-se que você mantenha o uso do "à" no próximo.
Sua introdução está boa, mas precisa de ajustes. Vi que como estratégia de abertura do texto, você usou um conceito e isso também é válido, porém aconselho fortemente que use um repertório do tipo citação, alusão histórica, canção, filmes, etc, pois são mais prováveis de você conseguir torná-los produtivos. Também percebi que você usou o repertório do tipo dados estatísticos, porém em um lugar não muito adequado, além disso quando são inseridos dados, deve-se mostrar sua fonte. Já sua tese está ok, pois mostra seus dois argumentos explicitamente. Então, relembrando: o seu repertório dos dados deveria estar no início, o conceito de agronegócio pode retirar, daí no segundo período deveria inserir melhor o tema problematizando-o. Já a tese não precisa mudar nada!

Desenvolvimento 1
Em uma primeira análise, vale ressaltar a expansão para zona urbana, (9) os jovens não querem investir na agricultura, por falta de tecnologia e qualificação no serviço. Isso pode ser fundamentado por Immanuel Kant que diz "O homem é aquilo que o estudo faz dele". Dessa forma, nota-se a falta de investimento em tecnologia e empreendimento no campo.
9 - Use "pois" ou "já" para conectar melhor.
Seu desenvolvimento está fraco, mas com alguns ajustes fica ok. Você fez o tópico e após ele inseriu o repertório, muito bem!!! Porém, não é interessante você dizer que tal fato pode ser fundamentado por tal citação, pois fica algo meio mecânico - como se fosse para mostrar mesmo que aquele é o repertório, mas isso pode ser feita de forma natural, por exemplo, use um conectivo adequado e coloque: Sob esse viés, segundo o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que o estudo faz dele. Depois disso, apenas argumente relacionando esse repertório com a causa escolhida por você, qual é a relação da educação com a falta de mão de obra? Por você não ter argumentado adequadamente, apenas passado já para o fechamento do parágrafo, não fiquei convencida de que isso tem relação com aquilo. Logo, o repertório não foi produtivo!

Desenvolvimento 2
Ademais, muitas pessoas que trabalham no campo ainda são excluídas da sociedade. Algumas delas tiveram pouco acesso à educação e têm poucos recursos de saúde. Por isso, deve-se investir na qualidade de vida dessas pessoas. Assim, a agricultura seria mais valorizada, e seus produtores teria (10) uma qualidade de vida mais saudável.
10 - "teriam"
Nesse desenvolvimento houve tópico frasal também, ótimo. Porém, não teve repertório e o repertório usado na introdução e no desenvolvimento 1 já não foram produtivos, o que faz você perder nota na C2. Tente usar repertório na introdução, desenvolvimento 1 e 2, menos na conclusão, pois apenas um sendo já te garante 200 na C2. Sua argumentação também está rasa aqui!

Conclusão
Ligo (11), percebe-se a insuficiência de mão de obra e uma preocupação social no agronegócio. Portanto, cabe ao Ministério da Agricultura junto ao da Educação (12), oferecer bolsas de estudos aos produtores rurais (13), facilitando o uso de internet nos estudos (14). Outrossim, o Ministério da saúde (15), na disponibilização de acesso mais ampliado à saúde (16). Logo (17), os agricultores teriam uma vida mais saudável, e o Agronegócio (18) uma maior expansão (19).
11 - "Logo"
12 - Agente 1
13 - Ação 1
14 - Efeito 1
15 - Agente 2
16 - Esse trecho ficou confuso
17 - Você já usou "logo" antes. Não pode repetir conectivos, C4 prejudicada!
18 - "agronegócio"
19 - Efeito
Como você apresentou na proposta apenas 3 dos 5 elementos, cada um valendo 40, você ficaria com 3×40 = 120 na C5. Na sua segunda proposta você deveria ter falado da falta de preocupação social, ter elaborado uma proposta para isso, não sei se esse acesso à saúde seria a melhor escolha nesse sentido para demonstrar isso, mas também não vi grandes problemas. Digo isso, pois pode perder pontos na C3 caso abandonar informações na proposta de intervenção, ou seja, elaborar proposta apenas para uma das causas, só que não foi seu caso.

É isso, tentei fazer bem explicadinho para que você possa ter uma base melhor. No geral você perde pontos em todas as competências, mas não se preocupe, isso pode ser resolvido em pouquíssimo tempo, basta ter persistência com a redação e buscar melhorar, tá? Não conseguimos alcançar tudo sempre de primeira, é preciso constância e persistência nisso, sei que você possui esses quesitos. Como materiais para você, sugiro os canais da Luma e Ponto, Viramundo e que você leia a cartilha dos corretores do Enem (pesquise no Google e faça download) - lá mostra como os corretores fazem a correção e o que esperam de você. É muitíssimo importante que você leia! Caso queira mais materiais, pode me chamar no privado. Outra dica é começar a corrigir outros textos aqui da plataforma, dá para aprender muito com os erros dos outros e consolidar ainda mais seu conhecimento. Sobre o uso do esqueleto da redação, é um bom modelo, só falta você complementá-lo melhor, argumentar mais, seguir direitinho a organização. Então é isso, não desanime. Sucesso e bons estudos! :D
A importância da vacinação

EmillyySilva , tUDO BEM, mas ficarei super feli[…]

Estudex , Man, poderia detalhar a correç&[…]

O mundo pós-pandemia Observando o cen[…]

Por favor, poderiam corrigir? Grata🤗 eurodrigo […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM