Sob essa análise, percebe-se que a omissão do Estado dificulta a luta contra a violência a idosos . A esse respeito Norberto Bobbio -expoente filosofo italiano- defende que o Estado é detentor da responsabilidade social no intuito de promover a segurança de todos. No entanto, embora haja politicas publicas de combate a agressões, elas ainda são insuficientes para romper as agressividades contra a população idosa, o que afasta o Estado do seu compromisso de guardião da sociedade proposto por Bobbio. Não é razoável que, embora o Brasil seja conhecido como nação progressista, ainda haja ocorrência de violência.
Convém pontuar ainda, a Invisibilidade social como promotor da problemática. Nesse aspecto, Jean Paul Sartre em sua obra " O Ser e o Nada", desenvolveu o conceito de " Acomodação Social" segundo o qual há temáticas que são excluídas da apreciação coletiva e, se tornam temas silenciados. Sob essa logica, a crueldade contra pessoas mais velhas representa um tema silenciado assim como denuncia Sartre, haja vista, a ausência de direcionamento a cerca da questão nos principais ambientes de debates como, escola e família. A ideologia de Jean-Paul Sartre, embora represente aquilo que a sociedade não deveria apresentar, ainda é perceptível, visto que, aquilo que não se debate, em busca de sua solução, também não encontra resolução e, assim, os atos de agressões contra pessoas idosas persistirão na sociedade brasileira.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham mitigar a violência contra a pessoa idosa no Brasil. Desse modo, o Ministério da Cidadania - órgão responsável por assegurar os direitos dos cidadães- realizar campanhas e ampliar propagandas por meio de ações governamentais disponibilizadas nas mídias sociais, a fim de romper com o silenciamento da questão a partir da promoção de palestras nos ambientes acadêmicos. Somente assim, o Contratualismo será uma filosofia vista na prática dentro da sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.