Sob essa análise, percebe-se que a omissão do Estado dificulta a luta contra a violência a idosos . A esse respeito Norberto Bobbio -expoente filosofo italiano- defende que o Estado é detentor da responsabilidade social no intuito de promover a segurança de todos. No entanto, embora haja politicas publicas de combate a agressões, elas ainda são insuficientes para romper as agressividades contra a população idosa, o que afasta o Estado do seu compromisso de guardião da sociedade proposto por Bobbio. Não é razoável que, embora o Brasil seja conhecido como nação progressista, ainda haja ocorrência de violência.
Convém pontuar ainda, a Invisibilidade social como promotor da problemática. Nesse aspecto, Jean Paul Sartre em sua obra " O Ser e o Nada", desenvolveu o conceito de " Acomodação Social" segundo o qual há temáticas que são excluídas da apreciação coletiva e, se tornam temas silenciados. Sob essa logica, a crueldade contra pessoas mais velhas representa um tema silenciado assim como denuncia Sartre, haja vista, a ausência de direcionamento a cerca da questão nos principais ambientes de debates como, escola e família. A ideologia de Jean-Paul Sartre, embora represente aquilo que a sociedade não deveria apresentar, ainda é perceptível, visto que, aquilo que não se debate, em busca de sua solução, também não encontra resolução e, assim, os atos de agressões contra pessoas idosas persistirão na sociedade brasileira.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham mitigar a violência contra a pessoa idosa no Brasil. Desse modo, o Ministério da Cidadania - órgão responsável por assegurar os direitos dos cidadães- realizar campanhas e ampliar propagandas por meio de ações governamentais disponibilizadas nas mídias sociais, a fim de romper com o silenciamento da questão a partir da promoção de palestras nos ambientes acadêmicos. Somente assim, o Contratualismo será uma filosofia vista na prática dentro da sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada