Sob esse viés, vale ressaltar o livro Lolita de Vladmir Nabokov, que, em sua narrativa, conta a história de Humbert, um pedófilo que, antes de se tornar um predador infantil, buscava corpos de mulheres adultas com aparência semelhante à de crianças. É evidente que isso acontece por um problema: a cultura da pedofilia. Isto ensina crianças desde cedo a consumirem conteúdo pornográfico, que, como citado no livro “Sexo Sem Cativeiro”, influencia na criação de imagem cerebral de que uma mulher é válida apenas quando apresenta características infantis, e essa é uma influência direta para a crendice de que uma criança pode ser vista como mulher adulta, apenas por apresentar as mesmas características que as mulheres dos vídeos adultos.
Ademais, há uma ideia legislativa que diz que uma criança de 12 anos já está apta para ter relações sexuais, portanto, propõe a redução da idade do consentimento para esta idade, para, desta forma, reduzir as injustiças da lei. Em um país em que 53,8% das vítimas de abuso são crianças de 13 anos, tal absurdo corroboraria para um aumento significativo de estupros, causando, assim, cada vez mais injustiças para as personalidades infantis. Nesse viés, entende-se que a infância estaria cada vez mais sob a ótica da realidade adulta – problema já recorrente na configuração da sociedade brasileira contemporânea –, e as crianças em perigo de predação.
Portanto, vê-se que é de extrema importância que o Ministério da Educação programe a educação sexual nas escolas, para que, assim, personalidades infantis tenham noção de seus limites corporais. O projeto começaria de forma sutil nos primeiros anos da escola, usando músicas e a arte, e passaria a abordar o tema de uma forma direta conforme os anos se passarem. Somente assim, o Brasil encararia uma realidade onde a adultização infantil não é mais uma resposta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.