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#38130
Adolescência e cidadania
Muito se discute a respeito da adolescência, uma fase de escolhas e transformações. Além disso, é nela que inicia o exercício da cidadania. Por esse motivo,é im-portante despertar o senso crítico nos jovens cidadãos, para não serem manipulados.
Por conseguinte, de acordo com o filósofo Immanuel Kant " o homem não é nada além daquilo que a educa-ção faz dele." A partir deste ponto de vista, é possível entender que somente a educação pode transformar jovens, em cidadãos que participam ativamente da polí-tica atrás dos seus direitos.
Ainda convém lembrar que,os adolescentes estão com o seu intelecto em formação, por isso, eles são bem fá-ceis de serem influenciados. Com isso, podem não saber exercer o senso de cidadania. Desse modo, é impor-tante que a educação nas escolas ajude-os a saber os seus direitos e deveres.
Portanto,para os adolescentes exercerem a cidada-nia, precisa-se que o Ministério da Educação (MEC) em parceria com escolas públicas e privadas, façam pales-tras falando sobre direitos e deveres dos cidadãos e estimule-os a participar da política de seu país. Ademais, o governo pode fazer investimentos na área da educação,para melhorar as condições de ensino e aprendizagem. Somente assim, o Brasil teria cidadãos ativos e convictos
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#38148
Bom dia! :D

Há várias palavras com um hífen no meio, não sei se é erro de digitação, mas cuidado para que isso não interfira na correção. Por isso sugiro a atenção quando for digitar e também ao uso de vírgulas. Tem muita vírgula errada no texto.
Na estrutura, acredito que você está no caminho certo: uma introdução, desenvolvimento com dois argumentos e na conclusão a solução. Mas sugiro ir na aba de materiais aqui do site e procurar sobre o uso de conectivos.
Achei sua redação um pouco vaga, trouxe que o adolescente precisa de educação e não ser manipulado, mas não aprofundou.
Deveria ter trago a falta de interesse dos adolescentes e o comodismo na política. Podia ter citado a Constituição Federal também, os direitos políticos e o alistamento eleitoral.

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