Sob esse viés, na obra "o que é burocracia", Max Weber afirma que a burocracia é eficaz, garante a rapidez e racionalidade ao trabalho, é válido salientar que a burocracia inerente à adoção é um empecilho no processo adotivo tanto para os pais quanto para as crianças que estão nos abrigos à espera de um lar e deu uma familia. Dados pontuados pelo conselho nacional da justiça contatam que a fila de pretendentes para adotar é maior que o número de crianças destinadas à adoção. Isso ocorre devido à exigência de um padrão, a maioria dos casais optam por meninas brancas com idade inferior aos 2 anos, sem irmãos e deficiência.
Outrossim, Segundo a declaração dos direitos humanos, " a família é um direito estendido a todos". É evidente que essa frase contradiz com a realidade ao analisar as inúmeras crianças que esperam por uma família, principalmente porque muito são discriminados por não possuir o perfil "ideal" que os adotantes buscam pela ideia de um filho perfeito. Tendo em vista que apenas 25% de 63% dos pretendentes admitem adotar crianças de 4 anos ou mais e 95,9% dos filiados ultrapassa essa idade, obtém-se uma incompatibilidade de difícil superação.
Em síntese, é visto que são necessárias medidas para solucionar essa disparidade. Portanto, o Ministério da educação promova campanhas e palestras informativas com o ato de exterminar os preconceitos existentes. Somando a isto, cabe à mídia e à escola fomentar o interesse dos indivíduos sobre o tema por meio de palestras e campanhas de conscientização. Destarte, o entendimento da adoção como um ato sociale continuo é imprescindível para que se contornem as pedras postas no caminho de uma ação tão nobre e significativa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.