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Por Anna1
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Olá, @dudaramos1, vou corrigir a sua redação.

TEMA: AÇÕES PARA O COMBATE AO ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL

Legenda:
erro ou melhorável
correção/sugestão/questionamento
repetição
comentários
elementos da proposta de intervenção


O analfabetismo funcional não pode ser considerado semelhante ao analfabetismo total[1], o funcional pode ser caracterizado como o desconhecimento para realizar uma simples interpretação de texto, já o total pode ser(pode ser ou é?) definido quando um indivíduo não sabe ler nem escrever. [conectivo] O analfabetismo funcional é um grande impasse(impasse para o quê?), entretanto, diversas pessoas não têm ideia de que possuem essa dificuldade, devido à desinformação. Tal problemática se deve ao à negligenciamento negligência estatal e à baixa qualidade presente no do ensino público brasileiro. Diante do exposto, medidas devem ser tomadas para erradicar o problema em questão.
[1] Não ficou legal você iniciar o seu texto assim, sei lá, está muito vago e dá a ideia de que você já falou algo sobre o analfabetismo antes. Ficaria interessante se você colocasse o significado de analfabetismo e depois falasse dos tipos (embora seja um conceito bastante óbvio, sinto que faltou).
Obs: Cuidado com as repetições (elas podem comprometer a coerência e coesão do seu texto e afetar a sua nota da C4). Utilize sinônimos.
Comentários: A sua introdução ficou boa, só se atente às observações acima.

Em primeira instância, é importante salientar que o sociólogo Émile Durkheim afirma, em seus inúmeros estudos, que o poder público se responsabiliza pelo gerenciamento das questões que envolvam a coletividade, estabelecendo, por conseguinte, o bem-estar social. Porém, a perspectiva adotada pelo estudioso manteve-se no plano teórico, pois o descaso do Estado com a educação dos jovens brasileiros é de alta gravidade(como você sabe disso?). Constituindo, dessa forma, indivíduos incapazes de interpretarem textos básicos, de grande importância para futuras oportunidades que esses jovens irão encontrar, como uma prova para ingressar em uma universidade, por exemplo.
Comentários: O seu desenvolvimento está razoável. Recomendo que você escreva um tópico frasal no começo do parágrafo para ficar mais organizado. Sobre a sua argumentação: senti que ela ficou sem sustentação, pois o seu repertório não comprova o que você diz. O tema central do parágrafo é a negligência estatal, então, o seu foco nesse parágrafo deveria ser explicar o porquê de essa negligência contribuir com o analfabetismo funcional. Você não explicou isso.

Ademais, a baixa qualidade de ensino nas escolas públicas é um extenso agravante para o obstáculo. De acordo com os resultados da Prova Brasil de 2014, no 5º ano, 14% dos estudantes não conseguiam sequer fazer uma conta de multiplicação com dois algarismos(é um número baixo, não?). À vista disso, fica explícita a crise encontrada no sistema de ensino brasileiro, causada pela baixa qualificação da grande pluralidade dos docentes que, frequentemente, falham em seu método de ensino, o que causa o baixo interesse do aluno, resultando em seus baixos aproveitamentos.
Comentários: O tema central do parágrafo é a baixa qualidade de ensino nas escolas públicas, então, seu foco nesse parágrafo deve ser explicar por que e como essa baixa qualidade contribui com o analfabetismo funcional. Você diz que isso ocorre devido às falhas dos professores nos métodos de ensino. Como você comprova isso? Lembre-se que é muito importante que você comprove tudo o que diz. A culpa da baixa qualidade de ensino é dos professores? Por quê? Como você sabe?

Portanto, torna-se indispensável pensar em caminhos para resolver esse impasse. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação(agente), melhorar a qualificação dos professores(ação) por meio de cursos preparatórios, que façam com que o professor estimule o pensamento crítico do aluno(meio), a fim de obter a expansão de suas habilidades intelectuais(finalidade). Além disso, seria interessante a elaboração de um aplicativo, em que os estudantes pudessem responder questões interpretativas(ação2), para que seja possível detectar seu nível de aprendizado, e o professor possa trabalhar as dificuldades desse aluno, de uma forma mais específica(finalidade2). Dessa forma, essa importante questão pode ser solucionada.

Comentários: Você apresentou duas propostas, ambas estão incompletas. A sua proposta ficou muito vaga e pouco explicada. A sua proposta 1 é que o MEC ofereça cursos preparatórios para melhorar a qualificação dos professores, até aqui ok. Mas essa questão de estimular o pensamento crítico do aluno, o que isso tem haver com analfabetismo? Como os estudantes vão melhorar suas habilidades intelectuais estimulando o pensamento crítico?

Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma. Aguardo mais redações! ;)
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