Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater as dificuldades que os jovens encontram para ingressar no ensino superior. Essa conjuntura, segundo as ideias de Barnett, escritor norte-americano, o estado é, devido a sua natureza, incapaz de obedecer suas próprias leis, sendo insuficiente legislador, já que os governantes permanecem em estado vegetativo quanto a encontrar soluções que possa resolver essa questão, o que infelizmente e evidente no território nacional.
Ademais, é fundamental apontar a desigualdade social como impulsionadora das dificuldades para ingressar no ensino superior no Brasil. Segundo Ariano Suassuna, celebre escritor, afirma que existe uma injustiça secular capaz de dividir o Brasil em dois Países distintos: o dos privilegiados e dos despossuídos. Diante de tal exposto, enquanto esses dois países continuarem a existir a desigualdade social continuará sendo uma forte impulsionadora do problema. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo federal, juntamente com o ministério da educação, por intermédio de verbas da União, promova campanhas informacionais para promover a conscientização as pessoas quanto o assunto, a fim que todo mundo tenha o direito de acessar o ensino superior. Assim, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo das dificuldades para garantir o acesso ao ensino superior, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada