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Por henriquszz
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Na obra "Utopia", do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, no qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a garantia de acesso ao ensino superior no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam os planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência estatal, quanto da desigualdade social. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater as dificuldades que os jovens encontram para ingressar no ensino superior. Essa conjuntura, segundo as ideias de Barnett, escritor norte-americano, o estado é, devido a sua natureza, incapaz de obedecer suas próprias leis, sendo insuficiente legislador, já que os governantes permanecem em estado vegetativo quanto a encontrar soluções que possa resolver essa questão, o que infelizmente e evidente no território nacional.
Ademais, é fundamental apontar a desigualdade social como impulsionadora das dificuldades para ingressar no ensino superior no Brasil. Segundo Ariano Suassuna, celebre escritor, afirma que existe uma injustiça secular capaz de dividir o Brasil em dois Países distintos: o dos privilegiados e dos despossuídos. Diante de tal exposto, enquanto esses dois países continuarem a existir a desigualdade social continuará sendo uma forte impulsionadora do problema. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo federal, juntamente com o ministério da educação, por intermédio de verbas da União, promova campanhas informacionais para promover a conscientização as pessoas quanto o assunto, a fim que todo mundo tenha o direito de acessar o ensino superior. Assim, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo das dificuldades para garantir o acesso ao ensino superior, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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