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Em 1988, representantes do povo - unidos em Assembleia constituinte - instituíram um Estado democrático, afim de assegurar o direito á dignidade humana como valor supremo de uma sociedade fraterna. Entretanto, a falta de acessibilidade e a exclusão social das pessoas com deficiência revela que nem todos usufruem desse direito. Com efeito, há de se desconstruir o preconceito, bem como a omissão do estado á efetiva inclusão desses indivíduos.

A princípio, um aspecto importante é a exclusão social devido ao preconceito das pessoas que tem alguma deficiência. Segundo o sociólogo Betinho, o desenvolvimento humano só existirá se a sociedade afirmar cinco passos fundamentais: liberdade, igualdade, participação, diversidade e solidariedade. Contudo, existe uma grande desigualdade social, os deficientes são excluídos, por serem incapacitados, ou seja, são dependentes. Diante do exposto, é fundamental que os cidadãos se solidarizem, para que o problema seja resolvido e essas pessoas sejam incluídas na sociedade.

Ademais, deve-se ressaltar a negligência do governo para garantir a acessibilidade no país. De acordo com Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo a trazer equilíbrio a sociedade. Desse modo pode-se observar as dificuldades, devido á falta de rampas, elevadores, calçadas e sinalizações necessárias, correndo risco de sofrerem acidentes. Diante disso, é possível vê a falha do estado em promover o bem-estar, a autonomia e liberdade para a população.

Evidencia-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver esse problema. Sendo assim, cabe ao estado fiscalizar a acessibilidade em locais públicos coletivos, como escolas, banco, hospitais e postos de saúde. Além disso, é necessária a conscientização das outras pessoas, com intuito de garantir acessibilidade e inclusão social. Dessa forma, o Brasil poderia superar esse desafios.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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