Avatar do usuário
Por Taid
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72115
As leis existem para garantir a igualdade em uma sociedade, por isso são importantes guias para a efetivação de políticas públicas. Por vezes, o Estado - que tem o dever de promover os direitos individuais e sociais - não oferece condições de acessibilidade àqueles que têm necessidades específicas, sendo um dos agentes que contribuem para a disseminação do preconceito na sociedade.

O Estado busca uma condição digna a todos. Isso ocorre por meio das suas três funções: executiva, legislativa e judiciária. Aquela responsável pela formulação de ações afirmativas, esta deve assegurar os direitos previstos. Quando há falhas no sistema, um todo é comprometido; assim funciona a convivência social. A falta de normas que incluam, de fato, pessoas com deficiência, tal como o não cumprimento das existentes, prejudicam os critérios adotados para o enfrentamento dos obstáculos presentes no meio social.

Além disso, juízos pré-concebidos - que se manifestam através de locais despreparados para atender às necessidades das minorias -, oprimem e dificultam a inclusão desse grupo de pessoas à vida social e, ainda, profissional; deixando-as em situação de vulnerabilidade. Um exemplo disso é "Cuerdas", um curta-metragem escrito e dirigido por Pedro Solís García, em 2013, que retrata a experiência de Nicolás, um garoto que possui paralisia cerebral. Todavia, há uma colega de classe que busca maneiras de ajudar o amigo, reconfigurando e desenvolvendo atividades ou jogos para que se adaptassem às condições do garoto, combatendo os preconceitos antes estabelecidos.

Levando-se em consideração os aspectos mencionados, fica nítido que por haver deslizes na realização de estruturas e medidas que visam garantir a acessibilidade é gerada discriminação de pessoas com deficiência. Cabe ao poder público garantir o direito destas pessoas ao longo da sua vida através de ações afirmativas, investimentos em equipamentos e fiscalização do cumprimento de regras já estabelecidas para que se tenha uma sociedade justa e igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
68 Exibições
por Maria242023
6 Respostas 
198 Exibições
por franccyyyy
0 Respostas 
43 Exibições
por vitorii4xs
0 Respostas 
102 Exibições
por Kawan
0 Respostas 
70 Exibições
por martiins
0 Respostas 
80 Exibições
por martiins
0 Respostas 
83 Exibições
por luccaolvr
4 Respostas 
299 Exibições
por AriMendes
0 Respostas 
61 Exibições
por RafaElias
0 Respostas 
39 Exibições
por ribeiro89

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

São Tomás de Aquino, filósofo[…]

Meio ambiente

Hay juegos en plataformas como https://hmcasinose[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM