O Estado busca uma condição digna a todos. Isso ocorre por meio das suas três funções: executiva, legislativa e judiciária. Aquela responsável pela formulação de ações afirmativas, esta deve assegurar os direitos previstos. Quando há falhas no sistema, um todo é comprometido; assim funciona a convivência social. A falta de normas que incluam, de fato, pessoas com deficiência, tal como o não cumprimento das existentes, prejudicam os critérios adotados para o enfrentamento dos obstáculos presentes no meio social.
Além disso, juízos pré-concebidos - que se manifestam através de locais despreparados para atender às necessidades das minorias -, oprimem e dificultam a inclusão desse grupo de pessoas à vida social e, ainda, profissional; deixando-as em situação de vulnerabilidade. Um exemplo disso é "Cuerdas", um curta-metragem escrito e dirigido por Pedro Solís García, em 2013, que retrata a experiência de Nicolás, um garoto que possui paralisia cerebral. Todavia, há uma colega de classe que busca maneiras de ajudar o amigo, reconfigurando e desenvolvendo atividades ou jogos para que se adaptassem às condições do garoto, combatendo os preconceitos antes estabelecidos.
Levando-se em consideração os aspectos mencionados, fica nítido que por haver deslizes na realização de estruturas e medidas que visam garantir a acessibilidade é gerada discriminação de pessoas com deficiência. Cabe ao poder público garantir o direito destas pessoas ao longo da sua vida através de ações afirmativas, investimentos em equipamentos e fiscalização do cumprimento de regras já estabelecidas para que se tenha uma sociedade justa e igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada