Avatar do usuário
Por guilherx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#60188
Aristóteles, grande pensador da antiguidade, defendia a necessidade do conhecimento para a obtenção da plenitude da essência humana e que, para ele, sem a cultura e a sabedoria, nada separa a espécie humana dos outros animais. Em consonância com o pensamento do filósofo, percebe-se o valor da educação como aperfeiçoadora dos seres humanos. No entanto, no que tange a questão do abandono parental no Brasil, nota-se uma insuficiência intelectual e responsável dos pais que compromete, por consequência, a vida de milhões de mães e filhos no país. Gradativamente, esse problema vem ganhando forças, graças à insuficiência legislativa e à deficiência educativa, tornando a imagem do país em triste e preocupant.
A princípio, é lícito retomar o aspecto sobredito quanto à carência por leis mais rígidas nesse caso. Segundo dados divulgados pelo IBGE, cerca de 12 milhões de mães chefiam seus lares sozinhas e, mesmo diante de tal ótica, o Estado não toma providências eficazes para atenuar essa chaga social. Isso ocorre, sobretudo, pela inoperância da Constituição Federal, por exemplo, que assegura que os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos ao longo de sua formação. Consequentemente, muitas mães e crianças, principalmente aqueles de menor renda, sofrem com a reestruturação familiar e com as dificuldades subsequentes como: sobrecarregamento das progenitoras solteiras e na baixa influência paternal na criação dos filhos. Esse contexto de ineficiência das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, de Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, mas que não cumprem sua função com eficácia. Destarte, é imperioso que, para a refutação da teoria do sociólogo polonês, essa problemática seja revertida.
Paralelamente ao descaso governamental, vale postular que a falta de educação é outra causa latente do problema. Esse desafio se dá, principalmente, graças à falta de investimentos na área da educação que, atrelados a uma sociedade enraizada por características machistas e a mulher como dona de casa responsável por criar os filhos, contribuem para a formação de pais irresponsáveis e insensíveis com a situação de sua parceira. A par disso, a falta de aplicação de capital no ramo educacional para a formação de uma comunidade mais culta, além de trazer mazelas aos indivíduos ausentes da figura paterna, contraria o pensamento do filósofo Pitágoras, que defende o uso da educação desde cedo para que não seja necessário castigar os homens que, nesse caso, são as mães e filhos. Dessa forma, fica claro o valor e importância do conhecimento na vida das pessoas, e que sua priorização na sociedade atual é imprescindível no combate ao abandono paternal no Brasil.
Portanto, diante dos desafios supracitados, uma intervenção faz-se necessária. Nesse sentido, urge que o Estado trabalhe na inclusão de projetos sociais, que entrarão em vigor por intermédio de ambiente escolares, envolvendo os jovens em atividades educacionais e em brincadeiras lúdicas contando com a participação dos pais ou parentes, a fim de que eles aprendam, desde pequenos, a importância da educação em suas vidas. Por fim, será possível criar uma sociedade mais escolarizada que preze pela formação de suas crianças e, logo menos parecida com os animais citados por Aristóteles, sem cultura e conhecimento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
99 Exibições
por Duda1266
0 Respostas 
120 Exibições
por Cleverson3
0 Respostas 
1701 Exibições
por Renato291292
0 Respostas 
177 Exibições
por anac7
5 Respostas 
557 Exibições
por melissa934
0 Respostas 
89 Exibições
por orafaeldario
Abandono de animas domésticos no Brasil.
por MayanieRod    - In: Outros temas
2 Respostas 
144 Exibições
por MayanieRod
Abandono afetivo do idoso no Brasil
por YnayarhSV23    - In: Outros temas
0 Respostas 
127 Exibições
por YnayarhSV23
abandono afetivo de crianças no Brasil
por marinarochag    - In: Outros temas
1 Respostas 
103 Exibições
por marinarochag
Abandono afetivo dos idosos no Brasil
por Nando132    - In: Outros temas
0 Respostas 
22 Exibições
por Nando132

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Insegurança alimentar no Brasil

Conforme o artigo 25 da Declaração U[…]

De acordo com o documentário "O di[…]

Filantropia

Filantropia é o termo usado para designar a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM