• Avatar do usuário
#69437
Para o filósofo Friedrich Engels, a sociedade capitalista é marcada pelo declínio das relações pessoais em detrimento de motivos materialistas. De maneira análoga, o abandono de incapazes no Brasil infelizmente tem aproximado cada vez mais o país a esse futuro “distópico” de Engels. Desta maneira, faz-se jus uma análise criteriosa dessa conjuntura.

Em primeira análise, é importante destacar o aspecto socioeconômico como um fator motivador do abandono, onde “a busca pelo capital ou pela posição social compulsiva atenua as relações sociais”, como diria o filósofo Karl Marx. Isto é, muitas das vezes os responsáveis pelo incapaz não podem estar a dar assistência, pois os mesmos precisam trabalhar ou fazer suas atividades diárias, de forma a deixar o indivíduo sob sua tutela vulnerável. Desta maneira, é preciso frear esse processo descrito por Marx.

Por conseguinte, é imprescindível ressaltar os riscos decorrentes do abandono de um incapaz, o qual “a capacidade psicológica e motora são limitadas”, conforme descrição feita pelo site G1. Assim, ao deixar um indivíduo que não consegue realizar determinadas tarefas, a partir da necessidade física ou psicológica ele pode se acidentar devido a suas deficiências. Portanto, medidas que combatam essa prática mostram-se urgentes.

Em suma, para resolver essa questão relacionada ao abandono de incapazes no Brasil, urge que o Ministério da Cidadania promova uma maior assistência socioeconômica às famílias portadoras de indivíduos incapazes, por meio de políticas públicas mais rígidas bem como campanhas de conscientização, a fim de combater o abandono a partir de seus fatores constituintes e assim, atenuar as consequências causadas por essa prática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#71571
Olá! Tudo bem?
Estou realizando a sua correção e assim que possível a envio. Perdão pela demora, ando meio ausente aqui no projeto. :D
O futuro é igual ao passado?

O filme estadunidense "Acusados" retrata[…]

alguem pode corrigir minha redaçao,e minha […]

Acima de tudo, o racismo e a discriminaç&at[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM