Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
Por PedroEvil
#41951
Temos todo tempo do mundo.
No livro "Dom Quixote" é contada a história de um senhor que ao invés de se entregar à monotonia de uma vida "aposentada", se declara cavaleiro andante, e sai em busca de aventuras. Fora da ficção, poucos idosos conseguem sair do marasmo da vida para fazerem o que gostam, por conseguinte, se tornam dependentes e acabam, muitas vezes, abandonados pela família e por si mesmos. Causa disso, não só é uma falsa crença de “invalidez”, como também a falta de investimentos destinados a essa parcela da população.
Em primeiro lugar, destaca-se que a ideia de que a idade traz consigo a invalidez corrobora o problema, logo, deve ser exterminada. Tendo em vista a canção “Tempo Perdido” da banda “Legião Urbana”, tem-se a visão de que há para as pessoas todo tempo do mundo, nessa ótica, conclui-se que não se tem idade para perseguir seus sonhos, ou mesmo para contribuir com a sociedade. Prova disso, é o feito de Diana Nayad, que aos 64 anos, fez a travessia entre Cuba e EUA a nado, demonstrando não haver idade para grandes feitos.
Outrossim, é a falta de investimento para com a comunidade idosa. Tal circunstância, deriva-se também da dificuldade do uso das tecnologias por esse grupo social, e ao invés de investir na “manutenção” de seus funcionários, as instituições preferem cortar os vínculos com tais, exemplo disso são os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) que mostra o aumento de 25% de demissões de trabalhadores com mais de 65 anos no primeiro semestre de 2020. Destarte, para solução de impasse devem ser empregados estímulos para essas pessoas.
Portanto, atitudes devem ser tomadas para solução dessa problemática. Cabe as prefeituras junto às escolas municipais, a criação de um projeto para integração de idosos na tecnologia atual, chamado: “Cyber avos”, onde crianças e adolescentes das escolas terão o papel de auxiliar os mais velhos na aprendizagem da linguagem virtual, os ensinando a manusear celulares e computadores, gerando assim uma empatia entre os dois grupos, e demonstrando, também, que há espaço para terceira idade na era digital. Assim, evitando o abandono de idosos, estimulando-os a serem independentes e a não deixarem de seguir seus sonhos, como Dom Quixote
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#42003
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Comentários



No livro "Dom Quixote" é contada a história de um senhor que ao invés de se entregar à monotonia de uma vida "aposentada", se declara cavaleiro andante, e sai em busca de aventuras. Fora da ficção, poucos idosos conseguem sair do marasmo da vida para fazerem o que gostam, por conseguinte, se tornam dependentes e acabam, muitas vezes, abandonados pela família e por si mesmos.(Faltou o termo coesivo!) ( A causa disso!)Causa disso,( Sem vírgula) não só é uma falsa crença de “invalidez”, como também a falta de investimentos destinados a essa parcela da população.
(Boa, contextualiza, apresenta o tema e a tese!)

Em primeiro lugar, destaca-se que a ideia de que a idade traz consigo a invalidez corrobora o problema, logo, deve ser exterminada. Tendo em vista a canção “Tempo Perdido” da banda “Legião Urbana”, tem-se a visão de que há para as pessoas todo tempo do mundo, nessa ótica, conclui-se que não se tem idade para perseguir seus sonhos, ou mesmo para contribuir com a sociedade. (Faltou o termo coesivo!)Prova disso, é o feito de Diana Nayad, que aos 64 anos, fez a travessia entre Cuba e EUA a nado, demonstrando não haver idade para grandes feitos.( Nesse D1, faltou a argumentação. Você apresentou o meio comprovativo de suas ideias, porém não dialogou. Aprofunde e estruture suas ideias. Há muito o que expplorar desse assunto na redação! Faltou a arrematação da tese no final!)

Outrossim, é a falta de investimento para com a comunidade idosa. Tal circunstância, deriva-se também da dificuldade do uso das tecnologias por esse grupo social, e ao invés de investir na “manutenção” de seus funcionários, as instituições preferem cortar os vínculos com tais, exemplo disso são os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) que mostra o aumento de 25% de demissões de trabalhadores com mais de 65 anos no primeiro semestre de 2020.(Não compreendi essa parte! Relacione melhor a dificuldade do uso das tecnologia com as demissões!) Destarte, para solução de impasse devem ser empregados estímulos para essas pessoas. (Nesse D2, sua argumentação novamente é comprovada, mas pouco explorada. Aprofunde e explore melhor suas ideias e escreva também de forma coerente. Dessa vez você arrematou a tese, porém foi feita de maneira genérica, ou seja, ressaltou que o problema precisa de uma solução. Esse tipo de coisa deve ser trazido na conclusão,logo, desnecessário trazer isso no desenvolvimento!)

Portanto, atitudes devem ser tomadas para solução dessa problemática. ( Faltou o termo coesivo!)Cabe as prefeituras ( vírgula)junto às escolas municipais,(Agente) a criação de um projeto(Ação) para integração de idosos na tecnologia atual( Finalidade), chamado: “Cyber avos( avós)”, onde crianças e adolescentes das escolas terão o papel de auxiliar os mais velhos na aprendizagem da linguagem virtual, os ensinando a manusear celulares e computadores, gerando assim uma empatia entre os dois grupos, e demonstrando, também, que há espaço para terceira idade na era digital( Detalhamento). Assim, evitando o abandono de idosos, estimulando-os a serem independentes e a não deixarem de seguir seus sonhos, como Dom Quixote. ( Conclusão incompleta! Faltou o meio da sua ação. ).

Sua redação não é ruim, mas carece de aspectos importantes. Aconselho que estude tese, argumentação, termos coesivos, vírgulas e proposta de intervenção.
No mais, é só.
Qualquer coisa, é só marcar. Até!!! :) :D

A Constituição Federal de 1988, gara[…]

Ashiley Geralcinoj GlendaMorais oii!! vo[…]

GlendaMorais dudaramos1 Ashiley Nicole18 […]

Sua nota ficou 700! Espero ter ajudado :D :D

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM