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#38655
Na música "Favela Vive 3", são relatados diversos casos de violência policial e suas consequências para a população negra. Para além do mundo da música, tais abusos tornaram-se rotina para os negros, o que evidencia um grave problema na sociedade contemporânea, pois causa uma série de problemas para a sociedade como um todo.

Primeiramente, não se deve esquecer a dívida histórica deixada pela escravidão, que libertou os negros, porém tal liberdade ficou apenas no papel. Isto é, não lhe asseguraram inserção na sociedade, não lhe garantiram emprego e ignoraram o imaginário social racista que vigorava na época. Para resolver o problema hoje existente, é necessário saber a origem desses mesmos problemas.

Ademais, como mostra o álbum "Sobrevivendo no Inferno", do Racionais MC's, o passado escravocrata têm consequências diretas nos dias de hoje, sendo a violência policial uma dessas . Trata-se, portanto, de um problema oriundo de uma mentalidade racista que encontra respaldo na incapacidade jurídica de impedir que tais abusos ocorram.

Sendo assim, uma ação promovida tanto pelo Ministério da Justiça, quanto da Sociedade Civil, deve ser feita, por meio de verbas governamentais, visando uma reforma tanto nas leis, quanto na polícia. Com uma ampla reforma que garanta mais leis para a proteção dos negros e acabe com a impunidade de policiais, o problema poderá ser resolvido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#39475
Boa tarde! :D

Na introdução faltou você citar os argumentos que iria desenvolver. Creio que ao apresentar a música, deveria ter trago o nome do grupo ou pelo menos um cantor/compositor.
No desenvolvimento fez bom uso dos conectivos e interligou bem os argumentos. Apesar do 3º§ ter ficado um pouco vago, poderia ter abordado alguns termos como: desconstrução, racismo estrutural/enraizado/passado de geração em geração...
A conclusão ficou incompleta, demonstrou o agente e a ação, mas não apresentou o modo operandi disso. Reformar as leis em que sentido? Tornar mais rígida ou aplicar punição mais eficaz e qual seria também. Reforma na polícia em que sentido também? Seria gerar a exoneração, poderia ter questionado a passada de pano que o judiciário dá quando só afasta os culpados do cargo e espera o caso cair no esquecimento. E também, que tipo de proteção aos negros seria essa? Cotas ou algum outro projeto e qual.

Espero ter ajudado <3
Falta de segurança no Brasil

C1- 120 você comete constantes desvios C2-16[…]

[/mention], GlendaMorais por favor, corrija min[…]

Ashiley Muito obrigado por ter corrigido!

As fakes news, são as notícias falsa[…]

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