• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#79310
No filme "O Sentido da Vida", lançado em 1983, retrata o caso de uma paciente gestante que ao ser encaminhada para a sala de parto sofre uma série de imposições violentas - desde colisões e aplicação de injeções sem necessidade à cortes perineos. Esse filme, ainda que antigo e ficcional, exibe uma realidade atual que aflige muitas mulheres do Brasil na hora de conceber seus filhos: a violência obstétrica. Assim, o preconceito presente na sociedade e o sistema capitalista são as causas da problemática no país.


Diante desse cenário, o fato de o Brasil possuir um corpo social preconceituoso contribui para esse contratempo. Sob esse viés, a Fundação Perseu Abramo realizou uma pesquisa a qual mostrou que 1 em cada 4 mulheres já sofreu algum tipo de violência obstetrícia. Nesse sentido, há muitos profissionais de saúde que sentem-se superiores e no direito de tocar e aplicar métodos dolorosos sem permissão, no corpo das pacientes, se aproveitando do momento de vulnerabilidade que essas pessoas se encontram - com dores. Logo, para que a violência contra mulheres grávidas se dissipe, é fundamental extinguir o preconceito da comunidade brasileira.


Ademais, o capitalismo tem relação direta com a violência obstétrica. Nesse contexto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os partos cesarianos sejam entre 10% e 15% dos casos, ou seja, somente em ocorrências extremas. No entanto, no país, cerca de 57% dos partos são cesáreos, sendo maioria na rede privada. Isso mostra uma face capitalista exagerada, uma vez que, os hospitais querem ganhar mais dinheiro, e para isso, utilizam práticas para acelerar o nascimento dos bebês, como a cesárea, para que assim, possam ter mais pacientes e consequentemente, mais lucros. Dessarte, é preciso medidas para que o momento de "dar à luz" não seja tratado como mercadoria.


Depreende se, portanto, a necessidade de combater os obstáculos supracitados. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Daúde - órgão responsável pela saúde coletiva - viabilize um programa que venha informar os profissionais de saúde sobre a violência contra gestantes, por meio de cursos e palestras, com o fito de que essas pessoas não reproduzam tais práticas. Dessa forma, a violência obstetrícia será mitigada e a cena retratada no filme "O Sentido da Vida" não será um imbróglio contemporâneo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#79315
Oie, parabéns por essa redação super bem construída! A única coisa que fez você perder pontos, na minha opinião, foi a ocorrência de alguns pequenos erros gramaticais, que provavelmente foram apenas descuidos. Ademais, está tudo ótimo, bom uso de conectivos, exemplificação muito inteligente, intervenção impecável e muita coesão. Sugiro que procure uma segunda opinião para ter certeza, pois, afinal, não sou profissional e posso ter errado em algum ponto da correção.

Se puder corrigir a minha última dissertação, lhe agradeço muito. Sabe como é, uma mão lava a outra por aqui! Grande abraço. post79309.html#p79309
#79356
Bom dia, @Anne24 ,

Mormente, verifiquei alguns desvios gramaticais em seu texto, tais como o uso inadequado da crase, no primeiro parágrafo ("à cortes), além de algumas vírgulas inadequadas ou em local equivocado. No mais, as ideias são bem elaboradas e demais qualidades exigentes. Parabéns.
#79421
No filme "O Sentido da Vida", lançado em 1983, retrata o caso de uma paciente gestante que [vírgula] ao ser encaminhada para a sala de parto [vírgula] sofre uma série de imposições violentas

à cortes perineos. > a cortes períneos.
dica: não se usa crase antes de palavra masculina (o corte - ferimento)
à cortes > seria correto se se referisse à corte real (grupo de pessoas), às cortes reais.

e no direito de tocar e aplicar métodos dolorosos [vírgula] sem permissão, no corpo das pacientes
se aproveitando do momento de vulnerabilidade que essas pessoas se encontram > em que essas pessoas se encontram
uma vez que,[retire essa vírgula] os hospitais querem ganhar mais dinheiro
e[vírgula] para isso,

Ministério da Daúde > ahahah, tudo bem, foi o teclado!! ;)

solução perfeita. só achei pouco incisiva.
Redação ENEM 2021

Aqui está a minha análise da sua red[…]

Obrigado, se possível, corrija a minha do E[…]

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM