• Avatar do usuário
#67762
A origem da violência dentro das torcidas organizadas vem das duas últimas décadas ,onde grupos de torcedores violentos vieram a provocar tumultos dentro e fora dos estádios causando assim violência entre as torcidas .Sites da internet relatam que o início dessas violências se deu em janeiro de 1992 ,num jogo entre São Paulo e Corinthians ,válido pela copa São Paulo de futebol Junior. Mais de fato o que veio a ocorrer neste jogo ?
O garoto Rodrigo de Gasparini ,de 13 anos ,morreu atingido por uma bomba de fabricação caseira ,lançada pela torcida do São Paulo. Como já se era de se esperar vários outros casos ocorreram ,em agosto de 1995 Márcio Gasparin ,de 16 anos,foi morto a pauladas durante um confronto entre as equipes de São Paulo e Palmeiras ,esse confronto acarretou 102 feridos .Um professor de educação física Ricardo Guerra relata que para ele a violência no futebol tem relação direta com a violência praticada por jovens pobres, “A falta de acesso à educação de qualidade, oportunidades de diversão e lazer, local adequado de moradia com infraestrutura de transporte, segurança, saneamento e perspectivas de emprego, poderia contribuir para a identificação dos adolescentes com subgrupos sociais nos quais o comportamento violento se faz presente e é naturalizado, como é o caso das torcidas organizadas de times de futebol”, diz o mesmo .
Com tempos de pandemia a realidade das torcidas organizadas mudou ,aquela torcida que antes torcia dentro do estágio ,agora torce dentro de suas casas ,cada um na sua ,evitando tumultos, agressões e mortes. Enquanto essa realidade não vier a mudar ,as torcidas não terão como brigar ou fazer qualquer outro ato de violência ,a não ser que quebre os protocologos estipulados pelo governo.
Se conclui então que a violência nos estádios de futebol se vem pela rivalidade que existe entre as equipes ,porém não vale a pena que pessoas se machuquem, morram por causa disso ,torcer pelo seu time vai além da violência, vai além de qualquer ato que venha a machucar alguém, o futebol é mais que isso e os torcedores precisam ter consciência do que é certo e do que é errado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Sabemos que a meritocracia na sociedade brasileira[…]

Olá! Alguém poderia me auxiliar por[…]

Frequentemente, comenta-se muito a respeito da que[…]

Sabemos que a meritocracia na sociedade brasileira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM