A princípio, sobre esse assunto, é válido ressaltar a importância de um Estado ativo na resolução de problemas. O filósofo Randy Barnett, em seu discurso "Da Imoralidade e da Ineficiência do Estado", descreve que o Estado, quando incapaz de obedecer suas próprias regras e promover o bem comum, se torna inoperante e ineficiente como legislador da ordem social. Sob esse viés, o Estado brasileiro se encaixa nesse discurso, visto que o desinteresse por parte do poder público em pautas como aumento da segurança nas escolas, por exemplo, acarreta o aumento da agressividade entre os jovens e repercute sobre a qualidade de ensino dos estudantes. Desse modo, é evidente que, para refutar a teoria do estudioso, medidas devem ser tomadas.
Outrossim, é notório que a desinformação e carência educacional da população potencializa a problemática. Isso ocorre, pois, desde o governo de Getúlio Vargas, houve a implementação de um sistema tradicionalista de ensino e cristalizou-se uma educação que negligencia temas transversais, como a proteção escolar e o combate à intolerância. Nessa perspectiva, é fato que temáticas que envolvem agressão são pouco abordadas no currículo escolar, acarretando prejuízo físico e psicológico às vítimas. Logo, é essencial superar esses preceitos que atestam, sobretudo, um cenário ignorante.
Portanto, cabe ao Poder Executivo Federal, por meio de investimentos, aumentar a segurança nas instituições de ensino, com preparo dos professores, e desenvolver punições à agressão, a fim de diminuir o número de ataques no ambiente de aprendizado. Também, é preciso a atuação do Ministério da Educação, por intermédio de palestras e dinâmicas em sala de aula que fortaleçam a sociabilidade, com o objetivo de combater a violência e o preconceito nas instituições de ensino.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada