Avatar do usuário
Por Magadomal
Quantidade de postagens
#119814
A Constituição Federal de 1988 - norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro - assegura o direito à segurança sem distinção de qualquer natureza. No entanto, a população se encontra distante da realidade prometida pela norma constitucional devido a violência nas escolas. Dessa forma, torna-se evidente o bullying e a desigualdade social.
Em uma primeira análise, deve-se destacar o bullying como impulsionador das agressões ocorridas no ambiente escolar. Nesse sentido, a família deve ser interventora, sob tal ótica, o psicanalistas Freud, afirma que o ser humano configura-se como um sintoma social, refletindo em seus hábitos, aspectos do seu cotidiano. Assim, crianças que vivem em ambientes conflituosos tendem a manter esse comportamento no decorrer de suas vidas, refletindo tais ações, principalmente na escola. Assim sendo, uma criança socialmente educada seria a solução para a não propagação do bullying.
Ademais, é fundamental apontar que a desigualdade social contribui para a disseminação da violência escolar. Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) o Brasil lidera o ranking de países com maior índice de violência contra professores, chegando a 12,5% em 2013, tendo casos ocorridos na maioria das vezes em instituições públicas de ensino. Diante de tal exposto, percebe-se que as escolas públicas são as mais afetadas por falta de assistência governamental em relação ao psicológico de mestres e alunos, gerando conflitos dentro das salas de aula por ausência de diálogos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater tais obstáculos. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação promova atendimento psicológico nas escolas, tal ação deve ocorrer por meio de palestras sobre a importância do diálogo, e também, por meio de acolhimento individual afim de melhorar a relação entre aluno e professor no âmbito escolar, além da divulgação nas redes sociais sobre a importância da educação vinda da família. Assim, será possível construir uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
por kaio1951    - In: Outros temas
6 Respostas 
1013 Exibições
por kaio1951
0 Respostas 
467 Exibições
por Giovana14
0 Respostas 
227 Exibições
por Maira6146
0 Respostas 
192 Exibições
por Suilene
0 Respostas 
141 Exibições
por Jessieamar
0 Respostas 
234 Exibições
por Jessieamar
0 Respostas 
127 Exibições
por Daphny
0 Respostas 
93 Exibições
por Ceci17
Violência nas escolas do Brasil
por LehHS    - In: Outros temas
1 Respostas 
79 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
92 Exibições
por Elizabeth1

Apesar de a luta feminista brasileira trazer conqu[…]

@Alunaaaamed @Samara102006 @Myllene02 @Delbis1502 […]

Alunaaaamed Samara102006 Myllene02 Delbi[…]

O mundo vem sofrendo várias transforma&cced[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM