Em uma primeira análise, deve-se destacar o bullying como impulsionador das agressões ocorridas no ambiente escolar. Nesse sentido, a família deve ser interventora, sob tal ótica, o psicanalistas Freud, afirma que o ser humano configura-se como um sintoma social, refletindo em seus hábitos, aspectos do seu cotidiano. Assim, crianças que vivem em ambientes conflituosos tendem a manter esse comportamento no decorrer de suas vidas, refletindo tais ações, principalmente na escola. Assim sendo, uma criança socialmente educada seria a solução para a não propagação do bullying.
Ademais, é fundamental apontar que a desigualdade social contribui para a disseminação da violência escolar. Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) o Brasil lidera o ranking de países com maior índice de violência contra professores, chegando a 12,5% em 2013, tendo casos ocorridos na maioria das vezes em instituições públicas de ensino. Diante de tal exposto, percebe-se que as escolas públicas são as mais afetadas por falta de assistência governamental em relação ao psicológico de mestres e alunos, gerando conflitos dentro das salas de aula por ausência de diálogos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater tais obstáculos. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação promova atendimento psicológico nas escolas, tal ação deve ocorrer por meio de palestras sobre a importância do diálogo, e também, por meio de acolhimento individual afim de melhorar a relação entre aluno e professor no âmbito escolar, além da divulgação nas redes sociais sobre a importância da educação vinda da família. Assim, será possível construir uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.