Em primeira análise, é notório a falta de respeito dos alunos em relação aos professores, onde muitas das vezes chega à violência física. O filósofo Immanuel Kant afirma que o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Nesse sentido, é visto que a maior parte dessa violência ocorre em escolas públicas, sendo 73%, de acordo com reportagem do jornal “Estadão”, em 2018, onde o ensino geralmente é precário e a maioria dos alunos tem sua educação defasada e negligenciada. Assim, é indubitável a gravidade desta problemática como questão social nos dias de hoje.
Em outra análise, é visível o mau comportamento entre alunos nas salas de aula, sendo agressivos uns com os outros. O livre baseado em uma história real, “ Todos contra Dante” do jornalista Luís Dill, narra a história de um adolescente Dante de 13 anos que é perseguido em seu colégio novo, em virtude de sua aparência física e classe social, resultando-infelizmente- em sua morte, após ser espancado por cinco alunos de seu colégio. Analogicamente, é notório consequências drásticas da violência no ambiente escolar, como em “Todos contra Dante”, onde jovens intolerantes agem de maneira equivocada com o que está de fora de da bolha.
Sendo assim, é perceptível a necessidade imediata de combater a violência nas escolas do país. Portanto, cabe às Secretarias de Educação de todos os estados brasileiros, juntamente com as escolas estaduais e particulares, promover grupos de debates nas escolas, entre alunos, pais, mestres e demais funcionários, por meio de projeto de lei estadual em todos os estados, que obriga as instituições de ensino a promoverem os debates pelo menos uma vez à cada quinzena, isso com a ajuda de psicólogos, auxiliando os debates e orientando melhorias no comportamento e postura aos membros, a fim de aproximar mais os alunos aos seus pais e professores, trazendo mais harmonia no âmbito de ensino. Desse modo, será possível diminuir significativo a violência nas escolas do Brasil, assegurando a todos indivíduos os direitos à educação e a segurança previstos na Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.