A violência nas escolas é um acontecimento que pode ter vários motivos para acontecer, como o bullying, discursos de ódio, intolerância religiosa e/ou étnica, racismo, e outras causas. Esse evento tem como principal consequência a insegurança dentro das escolas, além de afetar negativamente o desenvolvimento acadêmico de todos os alunos.
Nesse contexto, vale ressaltar as formas de combate à violência nas escolas. Dessa forma, é inevitável debater sobre a presença de seguranças ou policiais dentro dos colégios, uma vez que há insegurança, por parte das famílias, quando se trata de combater a violência com mais violência. Com tudo, é necessário buscar formas mais eficientes para tratar essa questão.
Diante dos fatos, é fundamental avançar nas soluções do problema como um todo. Portanto, cabe ao Mistério da Educação, por meio das escolas, juntamente às famílias, tratar diretamente com a raiz do problema, as causas que levam à violência, através de campanhas temáticas como o combate ao bullying e ao racismo, por exemplo, a fim de combater, de forma eficaz, a violência nas escolas. Assim, todos que frequentam as escolas brasileiras terão seus direitos, determinados por lei, garantidos e uma sociedade mais segura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada