Avatar do usuário
Por AyumiLuo
Quantidade de postagens
#129997
“A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota”. De acordo com Jean-Paul Sartre, a manifestação violenta exacerbada na sociedade é um fracasso social. Nesse sentido, a presença da violência na sociedade brasileira demonstra uma derrota nesse jogo violento, porém, existem possibilidades de mudar as regras desse jogo. Diante do exposto, se faz cabível analisar as causas dessa problemática, as quais são: a negligência estatal e a compactuação social.
Primordialmente, é importante destacar a insuficiência estatal perante o problema. Nessa perspectiva, segundo o filósofo renascentista Nicolau Maquiavel, o principal objetivo do governante reside na manutenção do poder — e não na promoção do bem comum. A reflexão do pensador ecoa no uso da violência por parte das forças de segurança estatais na repreensão de crimes, enquanto essa ação não tem considerável representação no pleito eleitoral e também é uma pauta irrelevante à maior parte do corpo social. Por conseguinte, escassas medidas são efetuadas pelos governantes para que a diminuição do incremento da violência nas polícias seja reduzido, já que tais ações não lhes garantiriam um aumento considerável no número de votos em futuras eleições e consequentemente, pouco auxiliária na manutenção do poder destes políticos, confirmando a reflexão que Maquiavel trouxe ainda no Renascimento.
Ademais, é válido salientar a omissão social diante dessa realidade. Nesse âmbito, a filósofa Hanna Arendt, em sua teoria da “Banalidade do Mal”, sustenta que a sociedade se cala perante determinados problemas sociais, o que acaba por naturalizar situações problemáticas. Sob esse viés, é notória a incidência do pensamento de Arendt na situação da mobilidade violenta, já que a maioria da sociedade enxerga como normal o hábito de resolver-se cenários com atitudes agressivas. Com isso, há pouca pressão social no governo para a mudança desse paradigma e, seguindo a linha filosófica de Arendt, verifica-se a banalização da violência por parte da sociedade. 
Destarte, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, para o fim da problemática de contratempo do jogo violento presente em nossa sociedade, além de campanhas conscientizadoras à sociedade, o Estado deve investir na melhoria da educação básica, os quais devem ser acessíveis aos indivíduos que vivem em vulnerabilidade, sendo suscetíveis ao crime organizado, por meio de investimentos nesse sentido. Tal verba pode ser angariada com o redirecionamento de recursos, por exemplo, do Fundo Eleitoral para esse projeto, a fim de que haja mudanças das regras desse jogo violento. Assim, a sociedade não será “derrotada” pela violência. 
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
101 Exibições
por Dayzinha
0 Respostas 
58 Exibições
por Dayzinha
0 Respostas 
40 Exibições
por Jokah123
0 Respostas 
34 Exibições
por Vitoriacan18
0 Respostas 
72 Exibições
por wallace97
1 Respostas 
78 Exibições
por maluzitos
0 Respostas 
131 Exibições
por geogabs
Minha 50° redação desse ano de 2023
por Drpdc    - In: Outros temas
5 Respostas 
460 Exibições
por Drpdc
0 Respostas 
73 Exibições
por salfredo
1 Respostas 
146 Exibições
por William2024

Na obra "Utopia", do escritor inglês Tho[…]

Racismo

Histórias, registros, escritos, não é conto, nem f[…]

Em sua obra “ Cidadão de papel”, o escritor Gilber[…]

Visto que a violência contra a mulher tem aumentad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM