Avatar do usuário
Por camioli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#86144
Ulisses Guimarães_ ex deputado federal e participante da Assembléia Constituinte_ ao promulgar a Constituição Federal de 1998, que está em vigor até os dias atuais, fez um discurso marcante com a promessa de tornar a Carta Magna a voz da sociedade rumo à mudança. No entanto, no que diz respeito a violência na sociedade brasileira vê-se que os cidadãos ainda enfrentam barreiras no Brasil. Nesse sentido, fica evidente que o cenário ocorre em razão não só a ausência de ensino sobre a temática, mas também da falta de empatía característica da contemporaneidade.
É indubitável que a violência na sociedade brasileira persiste em nosso país devido, principalmente a ausência de ensino sobre esse tema. A esse respeito,podemos citar o filme "Cidade de Deus" que é um filme que retrata essa realidade através da personagem Buscapé, um jovem negro afetado pela violência. Nesse sentido, grande parte da população negra que mora nas favelas, são as mais afetadas com essa temática. Desse modo, é necessário que medidas sejam tomadas para mudar as regras desse jogo.
Além disso, vale ressaltar a falta de empatia como mais um dos fatores que agravam a problemática. Segundo o filósofo Platão, de todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar. Nesse sentido, desde muito pequenos aprendemos a respeitar as diferenças, mas com a contemporaneidade atual o aspecto muda, porque a sociedade está cada vez mais injusta. Dessa forma, enquanto parcela da sociedade brasileira for injustiçada somente pela cor da pele, raça, por condição social, nada irá mudar, temos que mudar esse cenário.
Depreende-se dessa forma, a urgência de ações interventivas com o fito de amenizar a questão. Portanto, o Governo Federal deve investir em regiões menos favorecidas economicamente, para proporcionar condições igualitárias de aprendizagem, educação, saúde. Além disso, compete ao Ministério da Educação, órgão responsável pelas políticas nacionais educativas, por meio do amplo debate entre estado, professores e família, introduzir novos métodos eficazes de ensino, com fito de transformar a educação brasileira, diminuir o preconceito e consequentemente, a violência no país. Feito isso, o Brasil poderá gradativamente ser um lugar mais igualitário para todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
39 Exibições
por wallace97
1 Respostas 
40 Exibições
por maluzitos
Racismo no futebol: o obstáculo do jogo bonito
por Ayres    - In: Outros temas
0 Respostas 
86 Exibições
por Ayres
0 Respostas 
85 Exibições
por geogabs
Minha 50° redação desse ano de 2023
por Drpdc    - In: Outros temas
5 Respostas 
408 Exibições
por Drpdc
0 Respostas 
44 Exibições
por William2024
0 Respostas 
39 Exibições
por ribeiro89
0 Respostas 
213 Exibições
por MICHELLEANNE
2 Respostas 
254 Exibições
por diana674
1 Respostas 
1520 Exibições
por carol034
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM