Avatar do usuário
Por camioli
Quantidade de postagens
#86144
Ulisses Guimarães_ ex deputado federal e participante da Assembléia Constituinte_ ao promulgar a Constituição Federal de 1998, que está em vigor até os dias atuais, fez um discurso marcante com a promessa de tornar a Carta Magna a voz da sociedade rumo à mudança. No entanto, no que diz respeito a violência na sociedade brasileira vê-se que os cidadãos ainda enfrentam barreiras no Brasil. Nesse sentido, fica evidente que o cenário ocorre em razão não só a ausência de ensino sobre a temática, mas também da falta de empatía característica da contemporaneidade.
É indubitável que a violência na sociedade brasileira persiste em nosso país devido, principalmente a ausência de ensino sobre esse tema. A esse respeito,podemos citar o filme "Cidade de Deus" que é um filme que retrata essa realidade através da personagem Buscapé, um jovem negro afetado pela violência. Nesse sentido, grande parte da população negra que mora nas favelas, são as mais afetadas com essa temática. Desse modo, é necessário que medidas sejam tomadas para mudar as regras desse jogo.
Além disso, vale ressaltar a falta de empatia como mais um dos fatores que agravam a problemática. Segundo o filósofo Platão, de todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar. Nesse sentido, desde muito pequenos aprendemos a respeitar as diferenças, mas com a contemporaneidade atual o aspecto muda, porque a sociedade está cada vez mais injusta. Dessa forma, enquanto parcela da sociedade brasileira for injustiçada somente pela cor da pele, raça, por condição social, nada irá mudar, temos que mudar esse cenário.
Depreende-se dessa forma, a urgência de ações interventivas com o fito de amenizar a questão. Portanto, o Governo Federal deve investir em regiões menos favorecidas economicamente, para proporcionar condições igualitárias de aprendizagem, educação, saúde. Além disso, compete ao Ministério da Educação, órgão responsável pelas políticas nacionais educativas, por meio do amplo debate entre estado, professores e família, introduzir novos métodos eficazes de ensino, com fito de transformar a educação brasileira, diminuir o preconceito e consequentemente, a violência no país. Feito isso, o Brasil poderá gradativamente ser um lugar mais igualitário para todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
161 Exibições
por amanda12234
1 Respostas 
103 Exibições
por VitoriaGm
0 Respostas 
502 Exibições
por VitoriaGm
3 Respostas 
87 Exibições
por R1000
10 Respostas 
178 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
93 Exibições
por Ojane
0 Respostas 
96 Exibições
por sara22
0 Respostas 
51 Exibições
por Rebecanunes1
3 Respostas 
240 Exibições
por Gi69
0 Respostas 
240 Exibições
por Geo14

No conto "O poço e o Pêndulo[…]

Na música Amarelo, azul e branco da dupla A[…]

Na série Black Mirror, é apresentado[…]

Assédio na sociedade

As mulheres na sociedade sofrem assédios de[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM