A série "Dahmer", produzida pela Netflix, baseada em fatos reais, retrata a vida de um menino com traços de transtorno de personalidade antissocial. Na trama, fica evidente que por falhas em seu convívio familiar, a violência se tornou uma forte característica em seu crescimento e desenvolvimento ao decorrer do tempo. Assim como na série, muitos jovens crescem e desenvolvem comportamentos que refletem à infância e o ambiente que convivem. Esse tipo de comportamento agressivo geram atitudes que, por sua vez, faz com que indivíduos inocentes se tornem vítimas e alvos das mais variadas formas de agressão, sendo elas: agressão verbal, física ou a tática do 'Gaslighting' que é a manipulação cometida pelo agressor em prol de benefício próprio e opressão à vítima.
Ademais, é imprescindível ressaltar para além de aspectos psicológicos, o cotidiano nas escolas também interferem no comportamento dos indivíduos. O foco apenas nos estudos, sem uma base fundamentada em ética e respeito, gera um ambiente negligente e oposto àquilo que é dever mínimo de todo cidadão. De modo que, se torna escassa a importância devida para assuntos como "Bullying ", e suas variadas formas de desrespeito e violência para com estudantes e profissionais da educação.
Portanto, a necessidade de medidas que devem ser tomadas pelo ministério da educação e cultura (MEC) promover campanhas de reflexão e conscientização sobre tais assuntos, garantindo um local de aprendizagem e segurança. Garantir princípios básicos de bem-estar, educação e segurança é garantir ordem e progresso da nação brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.