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Por Cassiana2905
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#74106
Wlisses Guimarães-Ex deputado federal,ao promulgar a constituição federal em 1988,fez um discurso marcante com a promessa de assegurar os direitos de todos os brasileiros. No ententanto,apesar da garantia constitucional,nota-se que a violência nas escolas ainda persiste no Brasil. Sendo assim é lícito destacar como principais causas desse problema a falta de atenção e a falta de educação em casa.
Pode-se observar que há muita violência nas escolas,todavia isso é apenas um reflexo da atenção que recebem em casa,os pai ficam tão preocupados com as coisas do trabalho ou coisas futeis como celulares e outros aparelhos que esquecem de brincar com os filhos,as crianças se sentem sozinhas.
Além disso a educação é a base para um ser humano melhor,os pais muita vezes "educam"no grito e na agressão,isso faz com que as crianças pensam que por ser tratada dessa forma,podem fazer o mesmo com outras pessoas,a criança cresce e acaba se tornando uma pessoa violenta.
Portanto,algo precisa ser feito com urgência para amenizar esse problema. Logo o governo por meio do apoio psicológico nas escolas,devem fazer palestras e encontros semanais entre pais e filhos para conversar e resolver,conforme,Pitágoras "Eduquem as crianças,para que não seja necessário castigar os adultos".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por anasilva1
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#74114
Wlisses Guimarães[1]-Ex deputado federal,ao promulgar a [2]constituição federal em 1988,fez um discurso marcante com a promessa de assegurar os direitos de todos os brasileiros. No [3]ententanto,apesar da garantia constitucional,nota-se que a violência nas escolas ainda persiste no Brasil. Sendo assim é lícito destacar como principais causas desse problema a falta de atenção e a falta de educação em casa.

[1] - Escreva “ex-deputado federal” entre vírgulas
[2] - Nome de documento é com letra maiúscula
[3] – Erro ortográfico
- Sua introdução não apresenta a tese

[4]Pode-se observar que há muita violência nas escolas, [5]todavia isso é apenas um reflexo da atenção que recebem em casa,[6]os pai [7]ficam tão preocupados com as coisas do trabalho ou coisas [8]futeis [9]como celulares e outros aparelhos [10]que esquecem de brincar com os filhos,as crianças se sentem sozinhas.

[4] – Falta de conectivo
[5] – Esse conectivo não ficou bem encaixado. Poderia ter utilizado algum com sentido de exemplificação
[6] – Falta de ponto
[7] – Marca de oralidade
[8] – Erro ortográfico. “fúteis” possui acento agudo
[9] – Falta de vírgula
[10] – Aqui você deu continuidade à marca de oralidade que foi escrita antes. Recomendo não fazer isso, pois o texto passa a ter uma linguagem informal.
- Esse parágrafo ficou muito “raso”. Você poderia ter aprofundado sua argumentação, citando por exemplo, o porquê de os pais ficarem muito tempo ocupados com essas “coisas fúteis”.


Além disso[9] a educação é a base para um ser humano melhor,[6]os pais [11]muita vezes "educam"no grito e na agressão,[12]isso faz com que as crianças [7]pensam que por [13]ser tratada dessa forma,podem fazer o mesmo com outras pessoas, [4]a criança cresce e acaba se tornando uma pessoa violenta.


[11] – Erro de concordância. “muita” deve concordar em número com “vezes”
[12] – Essa construção não ficou muito boa. Você poderia ter utilizado algum repertório (filme, série ou livro) e fazer uma análise entre ele e a problemática citada no tópico frasal (período que introduz seu parágrafo)
[13] – “ser tratada” deve concordar em número com “crianças”

Portanto,algo precisa ser feito com urgência para amenizar esse problema. Logo[9] o [14]governo por meio do apoio psicológico nas escolas, [11]devem fazer palestras e encontros semanais entre pais e filhos[9] para conversar e resolver,conforme,[15]Pitágoras "Eduquem as crianças,para que não seja necessário castigar os adultos".

[14] - Você poderia ter especificado esse agente. “Governo” pode ser: Ministérios ou Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário
[11] - Erro de concordância. “devem” concorda em número com “governo”
[15] – Aqui não se usa a vírgula
- Para que a conclusão esteja completa, é necessário ter os cinco elementos: Agente (quem faz), ação (o que será feito), meio/modo (como será feito), finalidade (para que será feito) e detalhamento (de qualquer um dos elementos já citados).
- A sua apresenta apenas ação e o meio/modo. Apesar de ter citado o “governo”, não acho que é um agente válido, por isso, é sempre bom explicitá-lo.
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