Avatar do usuário
Por imilly
Quantidade de postagens
#120451
Nos últimos anos, o Brasil passou por diversos avanços sociais, científicos e políticos, o que contribuiu para o desenvolvimento de alguns setores. No entanto, o desafio a violência contra os idosos no Brasil, ainda configura um grave problema social que precisa ser resolvido. Nesse contexto, é preciso analisar a negligência governamental e o silenciamento social.

Nessa lógica, vale destacar a ideia do Filósofo Aristóteles, em seu livro "Ética a Nicomaco", que o principal objetivo da política é garantir a felicidade dos cidadãos. Entretanto, percebe-se que essa tese não se aplica na questão do desafio da violência contra os idosos, visto que, apesar de existir leis e repasses de recursos, ela ainda é ineficaz para garantir o acesso aos serviços, sendo necessário ampliar os investimentos. Assim, sem o comprometimento do poder estatal em aplicar políticas públicas para solucionar o impasse, percebe-se que a ideia de bem-estar, da qual defende o filósofo, não se materializa no país, por isso, a resolução do cenário é praticamente quimérica.

Ademais, pode-se considerar o silenciamento social como fator coadjuvante entre tal problemática. Nesse sentido, a escritora Martha Medeiros diz, em uma de suas obras, sobre a falta de debate social, afirmando que o indivíduo silencia aquilo que ele não quer que venha à tona. Desse modo, é notório a relação da afirmação da autora e a questão do desafio de combater o preconceito linguístico, já que o Estado brasileiro mantém essas questões silenciadas, pois seu debate trará exposição de muitos reveses e fundamentação de incontestáveis consequências, as quais seus responsáveis não demonstram capacidade para solucionar.

Portanto, medidas são necessárias para solucionar tal problema. Sendo assim, o Ministério da Educação, órgão do Governo Federal brasileiro, responsável pela política nacional de ensino, por meio de escolas e universidades, deve criar projetos socioeducativos como palestras e debates para promover a capacitação social acerca da importância a violência contra os idosos no Brasil . Tais eventos devem ter alcance nacional com transmissões ao vivo na televisão e redes sociais, para que se apresentem as principais questões do tema. Espera-se, dessa forma, que o problema seja minimizado, e que a população possa estar inteirada sobre o assunto. Desse modo, forma o impasse deixará de ser uma pedra presente no caminho da sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Violência contra os idosos no Brasil
por Layoliveira    - In: Outros temas
0 Respostas 
152 Exibições
por Layoliveira
2 Respostas 
195 Exibições
por OlrenBeat
2 Respostas 
136 Exibições
por lais458
0 Respostas 
65 Exibições
por blaudt
0 Respostas 
123 Exibições
por Ana22082005
0 Respostas 
53 Exibições
por NickBu
0 Respostas 
30 Exibições
por caminamed
0 Respostas 
95 Exibições
por mallu0102
0 Respostas 
55 Exibições
por aninhabanana
0 Respostas 
28 Exibições
por YanaraOli

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Insegurança alimentar no Brasil

Conforme o artigo 25 da Declaração U[…]

De acordo com o documentário "O di[…]

Filantropia

Filantropia é o termo usado para designar a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM