A "Violência Simbólica", foco de estudo do sociólogo Pierre Bordieu, corresponde a atos violentos que afetam as vítimas de formas indiretas e invisíveis. Nesse viés, é indubitável que os mais velhos são constantemente alvos de abandono e abusos, tanto físicos quanto psicológicos na sociedade hodierna.
Outrossim, o Estatuto do Idoso, em seu artigo 3°, garante aos anciãos uma série de direitos, tais como liberdade, respeito e segurança. No entanto, segundo o Portal G1, casos de crimes que os violam aumentam a cada ano. Nesse ínterim, é imperioso destacar que a falta de políticas públicas que coloquem esses direitos em prática, de forma efetiva, é o principal agravante para a continuidade do cenário ageísta no âmbito social brasileiro.
Infere-se, portanto, que ações mútuas são necessárias para intervir na problemática. Sendo assim, o Ministério da Família e dos Direitos Humanos deve investir em políticas públicas, a partir de verbas da União, com a finalidade de fiscalizar o tratamento recebido pelos mais velhos. Ademais, O Ministério da Educação, utilizando a Escola como mecanismo, deve trabalhar em palestras e campanhas de conscientização sobre a importância do respeito à vida do vetusto. Por fim, a Mídia deve inserir em sua programação, campanhas e debates construtivos e educativos acerca da valorização do sênior, com o intuito se instruir o corpo coletivo. Concretizando, a longo prazo, a ideia do filósofo Jean Jacques Rousseau em sua obra "Do Contrato social", de que o Poder Estatal e suas ramificações devem garantir o bem estar da sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.