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Por ash123
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No filme Up-Altas Aventuras, acompanhamos a história de Carl, um senhor já na sua velhice que está sendo pressionado por uma empresa de construção civil, a se mudar de sua casa, onde viveu seus melhores anos ao lado de sua esposa Elle que já faleceu. Carl acaba vivendo muitas aventuras durante o filme e consegue realizar um antigo sonho que tinha junto com sua falecida esposa. Fora da ficção, os idosos no Brasil são frequentemente alvos de violência e maus tratos. Isso ocorre porque acontece um afastamento social quando as pessoas chegam na velhice e a violência é muitas vezes motivada por interesses financeiros.

A priori, deve-se lembrar que durante anos, os idosos eram tratados de forma respeitosa e com certo apreço e admiração. Entretanto, com o tempo houve diversas mudanças na estrutura familiar e cada vez mais os idosos foram sendo deixados de lado pelas novas gerações de suas famílias, sendo abandonados ou até mesmo vítimas de violência pelas mesmas. De acordo com o Disque 100, em 2019 houve um aumento de 13% em denúncias de violações contra pessoas idosas, um número que assusta ao ser comparada a décadas atrás. Logo, entende-se que a sociedade, gradativamente vem esquecendo a importância que esses indivíduos tiveram para ela.

Entretanto, o afastamento da sociedade não é o único motivo para que haja aumento nos números de violência. Segundo Platão, “Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só.”, nos últimos anos no Brasil, a velhice veio acompanhado de dores físicas e emocionais, já que a soberba e avareza de cada ser, sobrepõe os sentimentos e as vontades do idoso. Com o intuito de usufruir dos benefícios que vem com a idade, como aposentadorias e pensões, muitos familiares e responsáveis por idosos acabam por optar pela presença da pessoa no dia a dia mas não concedendo seus direitos básicos. Dessa forma, o indivíduo faz parte do ambiente familiar, porém, sendo mal tratado por quem o abriga.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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