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Por Agacy
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#119296
Idealizado pelo filósofo Raimundo Teixeira, em 1889, com base nos princípios do positivismo, o lema "Ordem e Progresso" - escrito na bandeira brasileira - expõe um dos objetivos da nação: o avanço da sociedade mediante a defesa da ordem. A efetivação desse propósito, porém, mostra-se distante, uma vez que a violência contra o idoso no Brasil, configura um grave desafio a ser enfrentado pela população. Nessa lógica, é preciso analisar não só o papel do Governo, como também o da Família, para que esse impasse venha ser resolvido.
Diante disso, é preciso, rememorar o Contrato Social, trabalho pelo filósofo John Locke, em que os indivíduos cedem sua confiança ao Estado, que, tal qual, deve garantir os direitos básicos. No entanto, tal contrato é quebrado na medida em que as autoridades não ofertam propostas significativas que, objetivem a segurança de indivíduos que se encontram na terceira idade. Logo, denuncia-se que o segmento estatal não cumpre seu papel, viabilizando problemas físicos e psicológicos ocorridos por essa parcela populacional.
Além disso, a displicência da Família também alimenta a problemática. Nesse viés, o sociólogo Zygmunt Bauman, afirma que, algumas instituições deixaram de exercer a sua função, operando como "zumbis". A luz da lógica baumaniana, a ausência de cuidados expõe a face zumbificada do ciclo familiar, que, embora seja responsável pelo bem-estar, essa instância se omite de sua responsabilidade social. Dessa forma, é preciso que essa instituição adote um novo posicionamento, para que os idosos possam ter seus direitos garantidos dentro da rede de apoio familiar.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Dessa forma, o Estado - enquanto garantidor dos direitos fundamentais - deve, por meio das Mídias Sociais, criar campanhas a respeito da violência contra o idoso, a fim de conter tal problemática. Além disso, o Ministério dos Direitos Humanos, deveria promover palestras as famílias, sobre os cuidados com os idosos, no intuito de evitar a hostilidade contra essa faixa etária. Com isso, será possível converter o objetivo elencado na bandeira nacional em realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por lais458
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#119338
@Agacy, em geral a redação está com uma estrutura boa, só que alguns pontos precisam ser mencionados! (tudo baseado na minha visão)

- Introdução: Precisa de um melhor detalhamento dos argumentos, usando os conectivos com melhor uma conexão , deixando a leitura fluida.

Desenvolvimento1 :
-Cadê o tópico frasal?
-Usa um conectivo que se encaixe melhor ( Diante disso - é mais usado para uma conclusão de uma ideia )
-Relaciona melhor essa conclusão de paragrafo com o argumento que você colocou - detalhamento

Desenvolvimento 2:
-Cuidado com os erros gramaticais
- Melhore os conectivos de conexão
- Detalhe mais


Conclusão:
- No tópico frasal retome as teses que foram desenvolvida ( falando de uma forma diferente )
- Ela precisa ter 5 elementos: ação (o que?), agente (quem?), efeito (para quê?), modo (como?) e detalhamento (explicação e exemplos).
- Desenvolva melhor duas ideias.
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