Avatar do usuário
Por querensalles
Quantidade de postagens
#92757
A constituição federal de 1988, documento mais importante do país, prevê em seu artigo 5° que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade ao direito a vida, a liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade. Conquanto, tal prorrogativa não tem se reverberado com enfase na prática quando se observa a violência contra os idosos no Brasil, dificultando deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater esse problema. Nesse sentido, grande parte de idosos tem sofrido não só violências, mas maus tratos podendo levar até a morte por conta da falta de segurança e proteção aos mesmos. Essa conjuntura, segundo as idéias de John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança dos idosos, o que é evidente no país.
Defende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que os idosos, por intermédio de mais medidas que os protejam e garanta maior qualidade de segurança, se tornem mais eficientes a fim de combater a violência contra os eles. Assim, se consolidará uma sociedade mais solidária ao todo, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
238 Exibições
por xzbooz
0 Respostas 
389 Exibições
por raiane101010
violência financeira contra idosos no Brasil
por elfsbruna    - In: Outros temas
0 Respostas 
506 Exibições
por elfsbruna
violência financeira contra idosos no Brasil
por elfsbruna    - In: Outros temas
0 Respostas 
139 Exibições
por elfsbruna
1 Respostas 
221 Exibições
por abiaacs
0 Respostas 
113 Exibições
por kerenrebeca
4 Respostas 
220 Exibições
por abiaacs
3 Respostas 
116 Exibições
por Maell
4 Respostas 
134 Exibições
por DaniloGab
Violência financeira contra idosos
por avgsju    - In: Outros temas
4 Respostas 
7988 Exibições
por avgsju

Na obra "A política" de A[…]

O tema do texto ser trata de obesidade infantil no[…]

Invisibilidade civil

Em 1888 foi o ano em que a "lei Áu[…]

“ A maior desgraça de uma naç&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM