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Por Iasmin73838
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#103294
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a segurança e bem-estar como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem de revelado com ênfase quando se observa a violência contra a pessoa idosa no Brasil, dificultando deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater essa violência, nesse sentido, o abuso físico e o abusivo psicológico. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como segurança e o bem-estar, oque infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a negligência como impulsionar dos maus-tratos no Brasil. Segundo a IBGE a população idosa compõe 29% da população brasileira. Diante de tal exposto, o aumento de violência contra idosos demonstra falta de políticas públicas. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Despreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o governo, por meio de leis e proteção aos idosos afim de acolher os idosos e trata-los com igualdade. Assim se consolidará uma sociedade mais acessível, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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