Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#41079
No Período Colonial, os portugueses chegaram, no Brasil, e não se importaram com os moradores pioneiros da terra, impondo-os seus costumes, suas culturas e sua religião, o que ocorreu com extrema violência. Nos dias atuais, a população indígena ainda sofre com essa problemática, devido ao descaso do Estado e aos interesses econômicos.
Vale ressaltar, a princípio, que o Governo deve garantir aos povos indígenas o direito a terra. No entanto, ele é um dos responsáveis por não ocorrer, uma vez que não há uma fiscalização adequada, que vise impedir a apropriação de terras dos índios e impedir os conflitos contra essa população. Diante disso, percebe-se uma transgressão do contrato social, proposto por Thomas Hobbes, segundo o qual cabe ao Estado garantir a todos os indivíduos os seus direitos , já que muitos índios estão perdendo suas terras e muitos casos, contra essas pessoas, de assassinatos estão ocorrendo.
Além disso, a sociedade brasileira vive o Capitalismo, o qual visa apenas o lucro, sem se importar com o próximo, o que colaborou para que a população dos índios seja constantemente atacada. Nesse sentido, é válido ressaltar que a agricultura, principalmente o agronegócio, está cada vez mais se expandindo pelo país em busca de lucro. Entretanto, essa expansão ocorre de forma muito violenta , já que essas empresas querem expulsar os indígenas dos territórios deles para plantar soja, por exemplo, o que ocasiona um enorme desmatamento e a destruição da cultura desses povos.
Portanto, é necessário medidas para minimizar essa problemática. Dessa maneira, cabe ao Estado, órgão responsável por garantir o bem-estar da sociedade, assegurar todos os direitos constitucionais dos povos indígenas, por meio de mutirões de fiscalizações, a fim de que as invasões de terras dessa população sejam minimizados. Ademais, cabe ao Governo criar novos projetos de leis que proíbem que o agronegócio, por exemplo, se expanda em territórios indígenas, a fim de que menos territórios dessa parcela da população sejam desmatadas. Assim, os brasileiros preservarão a diversidade desses povos, que foi extremamente destruída no Período Colonial.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

*Perdoem o erro "afim" ao invés d[…]

vcs poderiam corrigir?

Tendo em vista a atual situação de f[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM