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Por Jaquezinha
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No filme "Up altas aventuras ", retrata a história de um idoso, que no momento de sua aposentadoria deseja aproveitar a vida e viver tranquilamente em sua casa, porém mediante a indivíduos e desacreditado e vê sua tranquilidade abalada. Na realidade dos idosos muitos também não possuem essa tranquilidade desejada e sofrem preconceito e violência por grande parcela da sociedade.
A constituição de 1988 assegura os direitos da população e criou o instituto do idoso que tem como objeto proteger os indivíduos no final da vida. Todavia sabe-se que há falha no sistema é que inúmeros idosos são violentados por cuidadores e até mesmo por familiares.
Por apresentarem dificuldade em se locomover, perderem a capacidade de raciocínio, e terem a audição e visão danificadas, como acontece com o decorrer dos anos, os idosos são visto como incapazes e sendo dotados como estorvo e assim, acabam parando em asilos ou em casa de familiares , consequentemente ficando a deriva e exposto a todo tipo de violência.
Com tudo, e dever da sociedade proteger aqueles que contribuíram com a nação, e apartir da aplicação de leis, fiscalização dos órgãos competentes e conscientização da população, permitir um vida digna ao idosos, e como no filme assegurar os direitos aos idosos para que no final da vida possam viver tranquilamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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