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Por Vestibuland0
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#127349
Promulgada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, postula a toda nação os cuidados necessariamente básicos. Nesse viés, pode-se apontar a violência vivenciada pela população idosa como um óbice vigente para efetivação dos planos da ONU, uma vez que no Brasil, hodiernamente, essa problemática tem a inoperância legislativa, bem como a negligência familiar como fatores causadores do problema.
Cabe apontar, a priori, a falta de leis como fator que corrobora para uma alternativa prática para o impasse. Com isso, a Constituição Federal, de 1988, foi posta em vigor com o fito de propor ao aparato social todos seus direitos garantidos constitucionalmente. A vista disso, percebe-se uma prática oposta ao estabelecido legalmente, visto que o Estado é um agente propiciador da escassez de mudanças notórias, pois, a insuficiência de infraestrutura e investimento impossibilita a promulgação efetiva de uma lei para equiparação dos maltratos vividos por os idosos que carecem dos cuidados de outrem, o que, por sua vez, faz com que os acometidos vivam sob condições desumanas. Sendo assim, uma intervenção faz-se imprescindível para abrandar tais mazelas.
Ademais, a negligência por parte dos familiares atua como causa fomentadora da problemática. Nesse sentido, pode-se dizer que o parentesco que está sob supervisão ou cuidado do idoso, prática o ato de agressão física ou, por vezes, psicológica, servindo como forma de subordinação do indivíduo que não dispõe de uma rede de apoio para denunciar esses atos. Sobre essa mazela, é de suma importância uma intervenção que amenize essa violência.
Portanto, cabe ao Poder Legislativo - aparato governamental com o fito de criar leis-, ministrar uma lei que mitigue os atos violentos acometidos, por meio de verbas destinadas ao equipamento governamental responsável, com o intuito de promover o cuidado adequado e o bem-estar a população idosa, mitigando tais sofrimentos com o cumprimento de prisão dos que cometeram a violência.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Lyh0610
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#127351
Olá, Vestibulan0. Sua redação está ótima, seus argumentos estão muito bem colocados e relacionados, mas creio que se você usasse palavras mais simples sua dissertação ficaria mais leve, mas não perderia a essência dela.
Não sou corretora, mas uma vez mandei uma redação para correção profissional e disseram que usar palavras difíceis pode prejudicar o candidato na hora da correção, por isso a escolha ideal são palavras mais simples, porém formais.
Bons estudos!
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Por WisdomWynn
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#127354
Concordo com o que o(a) @Lyh0610 disse, não é erro empregar termos mais simples em sua redação, desde que ainda sejam formais. Um texto, seja ele qual for, é criado com o intuito de oferecer informações à seu público, portanto, dificultar a leitura do seu texto, afasta os leitores.
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Por Sooofll
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#127357
Oie. Tudo bem?
Irei corrigir sua redação, mas estou dando um tempo nas correções, então não está dando para corrigir todas.

Vamos lá,


Introdução:
Promulgada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos,(1) postula a toda nação os cuidados necessariamente básicos. Nesse viés,(2) pode-se apontar a violência vivenciada pela população idosa como um óbice vigente para efetivação dos planos da ONU, uma vez que no Brasil, hodiernamente, essa problemática tem a inoperância legislativa, bem como a negligência familiar como fatores causadores do problema.(3)

(1) - Uso inadequado da vírgula. (Não separe sujeito de seu predicado)
(2) - Creio que aqui seria um conectivo adversativo.
(3) - Acho que sua introdução ficou bastante superficial, acho que pegar algum artigo da Declaração seria um repertório mais interessante de se introduzir.
Exemplo:
" O Art. 5 da Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgado em pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948 - postula que todos os cidadãos não serão submetidos à tortura, nem ao tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Entretanto, esse meio acaba sendo um óbice vigente para a efetivação dos planos da ONU e do desenvolvimento brasileiro, visto que muitas pessoas idosas acabam sendo marginalizadas e violentadas, muitas vezes por parte de pessoas da própria família por serem vistas como infrutíferas e fúteis. Nesse sentido, pode-se culpabilizar a inoperância legislativa, bem como a negligência familiar como fatores agravantes do problema."

Acho que seria muito melhor, quando você apresenta a Declaração, que você colocasse que ela foi feita pela ONU, não acho que seria algo propriamente pensável. Colocando isso, sua contextualização teria uma linha de raciocínio melhor.


D1:
Cabe apontar, a priori, a falta de leis como fator que corrobora para uma alternativa prática para ao impasse. Com isso (4), a Constituição Federal, de 1988, (5) foi posta em vigor com o fito de propor ao aparato social, todos seus direitos garantidos constitucionalmente. A vista disso (6), percebe-se uma prática oposta ao que estabelecido legalmente, visto que o Estado é(como) um agente propiciador da escassez de mudanças notórias, pois, (atua com) a insuficiência de na infraestrutura e nos investimentos, (7) impossibilitando a promulgação efetiva de uma lei para equiparação dos maltratos (maus-tratos) vividos por os (pelos) idosos que carecem dos cuidados de outrem, o que, por sua vez, faz com que os acometidos vivam sob condições desumanas. Sendo assim, uma intervenção faz-se imprescindível para abrandar tais mazelas.

(4) - "Com isso" é um conectivo conclusivo. No desenvolvimento, só utilize ele para o fechamento do parágrafo.
(5) - Mesmo erro da introdução, nunca separe sujeito de seu predicado.
(6) - Acho que aqui também seria um conectivo adversativo.
(7) - Por que o Estado acaba abrindo uma lacuna nisso ? Argumente um pouquinho mais..



D2:
Ademais, a negligência por parte dos familiares atua como causa fomentadora da problemática. Nesse sentido, pode-se dizer (9) que o parentesco que está sob supervisão ou cuidado do idoso, prática o ato de agressão física ou, por vezes, psicológica, (10) servindo como forma de subordinação do indivíduo que não dispõe de uma rede de apoio para denunciar esses atos. Sobre essa mazela, é de suma importância uma intervenção que amenize essa violência.

(8) - Introduza um repertório antes do argumento. Percebi que você utiliza apenas a Declaração e a Constituição. Tente abranger novas fontes.
(9) - Com base em que?
(10) - O que leva o familiar agredir a pessoa idosa?


Conclusão:
Portanto, cabe ao Poder Legislativo - aparato governamental com o fito de criar leis-, ministrar uma lei que mitigue os atos violentos acometidos, por meio de verbas destinadas ao equipamento governamental responsável, com o intuito de promover o cuidado adequado e o bem-estar a população idosa, mitigando tais sofrimentos com o cumprimento de prisão dos que cometeram a violência.

- Apresenta os 5 elementos, então 200p.


É isso, amigo.
Esse foi meu ponto de vista sobre sua redação.
Continue enviando e evoluindo.
Bons estudos!

Continue a nadar, continue a nadar....
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Por Vestibuland0
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#127386
@Lyh0610, pode pontuar pra mim quais palavras que, para você, chega de uma forma complicada de entender?! Eu, particularmente, acredito que o texto está bem equilibrado quanto a isso, visto que só utilizo uma palavra ou outra nos parágrafos. Obrigado.
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Por Lyh0610
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#127388
Vestibuland0 escreveu:@Lyh0610, pode pontuar pra mim quais palavras que, para você, chega de uma forma complicada de entender?! Eu, particularmente, acredito que o texto está bem equilibrado quanto a isso, visto que só utilizo uma palavra ou outra nos parágrafos. Obrigado.
Mas seu texto está equilibrado, só pedi para ter uma atenção mais minuciosa quanto às palavras utilizadas, como por exemplo 'hordiernamente', ou até mesmo a palavra 'óbice'. Ambas podem ser trocadas por sinônimos mais simples, entende?!
O restante da redação está ótima, não faria nada diferente.
Obs: Quanto às palavras antes citadas, são expressões que meus corretores disseram para não utilizar, então só peguei uma informação profissional e passei para você tbm.
Enfim, é isso.
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Por Vestibuland0
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#127389
@Sooofll, Você como sempre arrasando nas correções!!!!!! Obrigado pelo feedback e pelo tempo destinado a corrigir.
Vi que você pontuou algumas coisas como conectivos, poderia me dar uma dica de qual conectivo usar dentro do parágrafo de desenvolvimento?
Percebi que realmente cometi alguns deslizes com as vírgulas, mas irei estudar esse ponto que você mencionou.
Sobre esse D2, eu não utilizei nenhum repertório por não conseguir me recordar de nenhum e não queria pesquisar na Internet pra não ser mais um empecilho na minha escrita. Teria cometido poucos erros nele, caso tivesse citado algo, visto que esse ponto 9 que você menciona é justamente, também, por falta de um repertório.
Mas muitíssimos obrigado pelo feedback!
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Por Sooofll
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#127391
@Vestibuland0, Oii. Tudo bem?
Em relação à sua dúvida na questão dos conectivos:
- Se você cita algo que não está indo em detrimento a lei, então é necessário usar um conectivo adversativo para conectar os períodos(Entretanto, Todavia..)
- Caso queria concordar com o repertório use conectivos como (Sob esse viés, Nesse contexto, A partir disso...)

Continue a nadar, continue a nadar....
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