Avatar do usuário
Por ricardosilva
Quantidade de postagens
#125034
Na obra "A República", o filósofo grego Platão idealiza uma sociedade perfeita, a qual é caracterizada pela ausência de mazelas sociais. No entanto, ao analisar a conjuntura brasileira, vê-se uma oposição ao texto sobredito, já que a violência contra a pessoa idosa no Brasil compromete a harmonia coletiva nacional. Diante disso, têm-se um problema fomentado não só pela inoperância estatal, mas também pela falta de debates acerca da problemática.
Em primeira análise, é importante mencionar a ineficiência do Estado como fator determinante para a permanência da questão no país. Segundo o filósofo italiano Nicolau Maquiavel, no livro "O Príncipe", para se manter no poder, os governantes devem operar em busca do bem universal. No entanto, percebe-se que, no território nacional, a recorrência de obstáculos que atrapalham o desenvolvimento da luta em discordância à violência contra a pessoa idosa no Brasil, já que o Estado, mesmo sendo responsável por promover instruções aos cidadãos, não cumpre com o seu devido papel. Desse modo, é inadmissível que tal situação se perpetue, por trazer consequências gravíssimas com aumento da problemática.
Ademais, convém ressaltar que a ausência de debates em relação à violência contra a pessoa idosa no Brasil é pouco discutida. Conforme o filósofo Johann Goethe, "Nada no mundo é mais assustador que a ignorância em ação". Nesse sentido, é de extrema importância que a sociedade busque se informar e debater a respeito das agressões que os idosos sofrem na sociedade brasileira, visto que sem um diálogo sério sobre esse impasse, sua resolução é quase utópica. Dessa maneira, é visível que a ignorância humana em não expor o problema em sociedade compromete a solução das adversidades.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado – cuja função principal é a proteção dos direitos de seus cidadãos – criar um projeto que vise informar a população sobre a violência contra a pessoa idosa no Brasil. Isso deve ocorrer por meio de propagandas e reportagens com a participação de profissionais competentes e membros da comunidade, a fim de garantir os direitos dos indivíduos prejudicados e mobilizar a população. Dessa maneira, será possível que o problema seja gradativamente minimizado no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
209 Exibições
por FlorDeRub1
0 Respostas 
53 Exibições
por Araujo1254
0 Respostas 
52 Exibições
por Celless
0 Respostas 
64 Exibições
por Paminha17
3 Respostas 
281 Exibições
por abiaacs
0 Respostas 
157 Exibições
por alfacino
0 Respostas 
115 Exibições
por Geo182022
0 Respostas 
53 Exibições
por ThaiLopes
0 Respostas 
36 Exibições
por RCBS12
0 Respostas 
34 Exibições
por Evilly
Ingualdade entre as pessoas

Segundo a premissa do artigo quinto da constitui&c[…]

Apesar de já termos passado pelo perí[…]

Tema Redação ENEM 2023

Samara102006 Mylike JoaoPedro72 Drpdc […]

O estigma associado ao vírus HIV é u[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM