Em primeira análise, é importante mencionar a ineficiência do Estado como fator determinante para a permanência da questão no país. Segundo o filósofo italiano Nicolau Maquiavel, no livro "O Príncipe", para se manter no poder, os governantes devem operar em busca do bem universal. No entanto, percebe-se que, no território nacional, a recorrência de obstáculos que atrapalham o desenvolvimento da luta em discordância à violência contra a pessoa idosa no Brasil, já que o Estado, mesmo sendo responsável por promover instruções aos cidadãos, não cumpre com o seu devido papel. Desse modo, é inadmissível que tal situação se perpetue, por trazer consequências gravíssimas com aumento da problemática.
Ademais, convém ressaltar que a ausência de debates em relação à violência contra a pessoa idosa no Brasil é pouco discutida. Conforme o filósofo Johann Goethe, "Nada no mundo é mais assustador que a ignorância em ação". Nesse sentido, é de extrema importância que a sociedade busque se informar e debater a respeito das agressões que os idosos sofrem na sociedade brasileira, visto que sem um diálogo sério sobre esse impasse, sua resolução é quase utópica. Dessa maneira, é visível que a ignorância humana em não expor o problema em sociedade compromete a solução das adversidades.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado – cuja função principal é a proteção dos direitos de seus cidadãos – criar um projeto que vise informar a população sobre a violência contra a pessoa idosa no Brasil. Isso deve ocorrer por meio de propagandas e reportagens com a participação de profissionais competentes e membros da comunidade, a fim de garantir os direitos dos indivíduos prejudicados e mobilizar a população. Dessa maneira, será possível que o problema seja gradativamente minimizado no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada