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Por RuanLipe
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O filme "Up: Altas Aventuras", há um senhor idoso e viúvo que é visto negativamente pela sociedade como um fardo social. Similarmente, fora da ficção, nota-se essa conduta negativa que gera uma violência contra as pessoas idosas no Brasil. Logo, torna-se imprescindível analisar o descaso governamental em relação aos idosos que gera problemas sociais em relação a essa população.
Primeiramente, cabe ressaltar sobre o papel do Estado em relação a população idosa brasileira. A constituição Federal de 1988 prevê que todos cidadãos tem direito ao bem-estar social; contudo, a persistência da violência contra a pessoa idosa é uma realidade no Brasil, tornando-se, desse modo, uma inconstitucionalidade na sociedade brasileira. Desse modo, o Estado não estaria cumprindo com seu papel de garantir o bem-estar social para toda a sua população.
Ademais, o descaso governamental gera vários problemas sociais em relação a população brasileira. O sociólogo Emile Durkheim prevê que nossa sociedade funciona como um organismo vivo, em que há uma dependência social entre as classes. Por conta disso, a violência contra as pessoas mais velhas no país se torna algo negativo para nossa sociedade, tendo em vista que isso afeta diretamente uma parte da população brasileira, e por conta disso, interfere também nas relações de dependência social.
Portanto, cabe ao Estado por meio do poder Executivo - órgão que tem o dever de cumprir as obrigações legais previstas pela Constituição Federal-, garantir o bem-estar da população idosa brasileira, através da criação de redes de apoio e denuncia, como o disque denuncia, especializado para a população idosa, a fim de diminuir os casos de violência contra essa população. Destarte, o governo brasileiro cumprirá com seu papel de garantir os direitos básicos para todos os seus cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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