Em primeira análise, constata-se o desserviço estatal como um dos motivadores do obstáculo. Nesse sentido, o filósofo Zygmunt Bauman criou a expressão "instituições zumbis", a qual diz respeito ao fato de que algumas instituições, como o Estado, estão perdendo a sua função social. Nessa ótica, tal teorias pode ser constatada no contexto atual, uma vez que há uma ineficiencia legislativa, impedindo a garantia de direitos e proteção do idoso. Desse modo, devido a inoperância governamental, a problemática se mantém no país.
Ademais, a carência de discussões é outro fator que contribui para a continuidade da questão. Nesse contexto, o sociólogo Karl Marx, em sua teoria do "Silenciamento dos discursos", alguns temas são omitidos da sociedade a fim de se ocultar as mazelas sociais. Sob essa perspectiva, a visão do autor pode ser aplicada quando aos crescentes casos de violência ao idoso, porquanto o assunto pouco é debatido no âmbito midiático, o que acarreta na manutenção do impasse no Brasil.
Portanto, fazem-se necessárias ações para conter o avanço do infortúnio no território brasileiro. Para tanto, cabe ao Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério da Cidadania, desenvolver projetos de lei que visam garantir os direitos de segurança e proteção ao idoso. Além disso, cabe a mídia, pro meio das redes sociais, a exemplo do Instagram e Facebook, promover discussões acerca do problema, com o fito de dar mais visibilidade e transmitir informações à sociedade brasileira. Espera-se, com essas medidas, que a violência contra os idosos possa deixar de ser um obstáculo no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada