Primordialmente, convém enfatizar a falta de medidas governamentais. Nesse sentido, mesmo com a criação da Lei n° 8.842 que garante a punição do agressor, de acordo com dados do G1, cerca de 30% desses indivíduos não são advertidos de forma eficiente. Sob essa óptica, Gilberto D. em sua obra "Cidadão de Papel" tece críticas aos direitos dos cidadãos que só funcionam na teoria e nunca são postos em prática. Logo, é evidente que o Estado não está desempenhando seu papel de maneira correta.
Ademais, é fundamental apontar o preconceito como impulsionador dessa problemática. Muitos idosos sofrem discriminação com base em estereótipos associados à idade, sendo expostos a piadas, infantilização e exclusão. Isso ocorre por conta da desvalorização daquilo que já se viveu, tal como afirmava Walter Benjamin, com a "Teoria do empobrecimento". Sendo assim, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, o Governo deve punir esses criminosos de modo eficaz, com a criação de multas e a retirada dos idosos de seus agressores, a fim de diminuir essa violência. Além disso, o Estatuto da Pessoa Idosa, deve, através do meio midiático com posts em redes sociais, campanhas acerca das consequências da exclusão e do etarismo na saúde mental desses vulnerabilizados. Assim, se consolidará uma sociedade menos violenta e mais inclusiva, onde os direitos dos cidadãos serão postos em prática e não somente no papel como afirma Gilberto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.