Avatar do usuário
Por floreslais
Quantidade de postagens
#122179
Na série "Ask 101", da Neflix, é retratato a história de 5 jovens que lutam para não serem expulsos da escola. Ao longo da trama é acompanhado o fio narrativo de Ahmet, avô de Sinan, que foi abandonado e negligênciado por sua família. Transpondo à realidade, muitos idosos são como Ahmet, vítimas de violência por seus familiares e cuidadores, dificultando a universalização de direitos assegurados pela Constituição. Nesse viés, torna-se crucial a análise dos fatores que contribuem para que esse impasse perpetue na sociedade brasileira, dentre os quais se destacam a negligência governamental e o descaso social.
Primordialmente, convém enfatizar a falta de medidas governamentais. Nesse sentido, mesmo com a criação da Lei n° 8.842 que garante a punição do agressor, de acordo com dados do G1, cerca de 30% desses indivíduos não são advertidos de forma eficiente. Sob essa óptica, Gilberto D. em sua obra "Cidadão de Papel" tece críticas aos direitos dos cidadãos que só funcionam na teoria e nunca são postos em prática. Logo, é evidente que o Estado não está desempenhando seu papel de maneira correta.
Ademais, é fundamental apontar o preconceito como impulsionador dessa problemática. Muitos idosos sofrem discriminação com base em estereótipos associados à idade, sendo expostos a piadas, infantilização e exclusão. Isso ocorre por conta da desvalorização daquilo que já se viveu, tal como afirmava Walter Benjamin, com a "Teoria do empobrecimento". Sendo assim, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, o Governo deve punir esses criminosos de modo eficaz, com a criação de multas e a retirada dos idosos de seus agressores, a fim de diminuir essa violência. Além disso, o Estatuto da Pessoa Idosa, deve, através do meio midiático com posts em redes sociais, campanhas acerca das consequências da exclusão e do etarismo na saúde mental desses vulnerabilizados. Assim, se consolidará uma sociedade menos violenta e mais inclusiva, onde os direitos dos cidadãos serão postos em prática e não somente no papel como afirma Gilberto.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Eli79
Quantidade de postagens
#122181
Observe a concordância juntamente com a regência. E pontuação também, fez um ótimo uso dos conectivos. No entanto, é preciso diminuir seu repertório escolha no máximo três e desenvolva. Sobre o Dado do "G1" foi o realmente o "G1" que realizou a pesquisa?. Se sim, coloque o nome do portal completo, abreviatura em último caso; se não, procure a instituição que realizou à pesquisa. Desenvolva mais seu senso crítico, acredito que irá melhor. Abraços!!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
209 Exibições
por FlorDeRub1
0 Respostas 
53 Exibições
por Araujo1254
0 Respostas 
53 Exibições
por Celless
0 Respostas 
64 Exibições
por Paminha17
3 Respostas 
282 Exibições
por abiaacs
0 Respostas 
157 Exibições
por alfacino
0 Respostas 
118 Exibições
por Geo182022
0 Respostas 
53 Exibições
por ThaiLopes
0 Respostas 
36 Exibições
por RCBS12
0 Respostas 
34 Exibições
por Evilly

De acordo com Émilie Durkheim, a sociedade[…]

O ano é 2023 e a indústria 4.0 est&a[…]

Segundos a Declaração Universal dos […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM