Nesse cenário, é imperativo apontar para a lacuna estatal como colaborador do problema, pois rompe com o contrato estabelecido com a população - o bem-estar comum. Diante disso, segundo a composição "Commander in chef", da cantora Demi Lovato, afirma que, em muitas ocasiões, os representantes nacionais não dispõem de preocupação frente a inúmeros dilemas sociais, neste caso, sobre a violência contra as pessoas idosas no país, causado pelo estigma ao idoso - etarismo. Desse modo, é inadmissível a ineficácia do Estado diante de tal panorama.
Outrossim, vale salientar a inoperância popular como outro colaborador da problemática, que se torna indiferente quanto à violência contra o idoso - agressões físicas e verbais, maus tratos - contribuindo com a ilegalidade. Nesse viés, isso é confirmado pelo o ativista norte-americano Martin Luther King: "Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele". Logo, é imprescindível que esse cenário perdure.
É evidente, portanto, que há entraves para que os idosos tenha pleno acesso à segurança no Brasil. Dessa maneira, é preciso que o Estado brasileiro promova melhorias no sistema de segurança e fiscalização do país, por meio de casas de acolhimentos às pessoas idosas, vítimas de tal repúdio, para que esse grupo tenha seus direitos respeitados, a fim de que os idosos tenham sua dignidade humana preservada. Com isso, os fatos não serão ignorados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.