Avatar do usuário
Por snd
Quantidade de postagens
#121610
A Organização das Nações Unidas instituiu o dia 1o de outubro como Dia do Idoso, a fim de destacar as características dessa faixa etária e combater o etarismo - preconceito por idade que atinge principalmente os mais velhos. No contexto brasileiro tal preocupação é válida, haja vista que o etarismo e a violência contra o idoso estão presente no país. Nesse cenário, cabe avaliar como a estereotipização desse grupo pode causar a invalidação de seus direitos.
Em primeiro plano, é pertinente citar a propagação de estereótipos como ferramenta de manutenção de noções etaristas. Como critica Simone de Beauvoir em sua obra "A velhice", há a tendência de considerar os idosos como um "peso" na sociedade capitalista pois, se eles não podem mais gerar lucro, são inúteis. Tal concepção é carregada de preconceito e desumaniza aqueles que já contribuíram para a sociedade. Logo, é imprescindível que tal hostilidade seja combatida, pois, como afirmou a escritora supracitada, é necessário reconhecer-se no idoso, afinal, esse é o futuro de todos.
Como consequência disso, têm-se a invalidação dos direitos desse grupo. O Instituto do Idoso, importante lei federal, declara que pessoas nessa faixa etária não devem ser vítimas de descriminação mas, na prática, essa máxima não é garantida. Isso se torna indubitável quando cerca de 30% da população tem mais de 50 anos mas esse grupo é, em média, apenas 8% da força de trabalho brasileira. Além do afastamento do mercado de trabalho, o etarismo pode se manifestar em piadas falas ofensivas ou exclusão física de pessoas idosas.
Torna-se evidente, portanto, a importância do combate à violência e preconceito contra as pessoas idosas no Brasil. Para tanto, é imprescindível que o Ministério da Educação imponha que escolas, fortes ferramentas de formação de opinião, promovam palestras e debates sobre essa problemática. Tal ação seria efetivada com a presença de idosos nas atividades para relatar experiências próprias de etarismo, intensificando o sentimento de empatia nos alunos. Essa proposta tem como finalidade informar e conscientizar os mais jovens acerca do assunto e, caso implementada, certamente contribuirá para a redução dos casos de etarismo contra idosos no Brasil a longo prazo, atingindo, dessa maneira, o objetivo do Dia do Idoso no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por GeovanaAnt
Quantidade de postagens
#121943
** cuidado com os espaçamentos, tem uma competência que pune isso**

A Organização das Nações Unidas instituiu o dia 1o de outubro como Dia do Idoso, a fim de destacar as características dessa faixa etária e combater o etarismo - preconceito por idade que atinge principalmente os mais velhos. No contexto brasileiro, tal preocupação é válida, haja vista que o etarismo e a violência contra o idoso estão presentes no país. Nesse cenário, cabe avaliar como a estereotipização desse grupo pode causar a invalidação de seus direitos.
Em primeiro plano, é pertinente citar a propagação de estereótipos como ferramenta de manutenção de noções etaristas. Como critica Simone de Beauvoir, em sua obra "A velhice", há a tendência de considerar os idosos como um "peso" na sociedade capitalista pois, se eles não podem mais gerar lucro, são inúteis. Tal concepção é carregada de preconceito e desumaniza aqueles que já contribuíram para a sociedade. Logo, é imprescindível que tal hostilidade seja combatida, pois, como afirmou a escritora supracitada, é necessário reconhecer-se no idoso, afinal, esse é o futuro de todos.
ficou bem bom, só cuidado com o "em primeiro plano", geralmente, pedem que no D2 utilize conectivo na sequência, ou seja "em segundo plano".
Como consequência disso, têm-se a invalidação dos direitos desse grupo. [conectivo] O Instituto do Idoso, importante lei federal, declara que pessoas nessa faixa etária não devem ser vítimas de descriminação mas, na prática, essa máxima não é garantida. Isso se torna indubitável quando cerca de 30% da população tem mais de 50 anos mas esse grupo é, em média, apenas 8% da força de trabalho brasileira. Além do afastamento do mercado de trabalho, o etarismo pode se manifestar em piadas falas ofensivas ou exclusão física de pessoas idosas.

têm é com plural
- aqui ficou mais expositivo do que argumentativo

Torna-se evidente, portanto, a importância do combate à violência e ao preconceito contra as pessoas idosas no Brasil. Para tanto, é imprescindível que o Ministério da Educação imponha que escolas, fortes ferramentas de formação de opinião, promovam palestras e debates sobre essa problemática. Tal ação seria efetivada com a presença de idosos nas atividades para relatar experiências próprias de etarismo, intensificando o sentimento de empatia nos alunos. Essa proposta tem como finalidade informar e conscientizar os mais jovens acerca do assunto e, caso implementada, certamente contribuirá para a redução dos casos de etarismo contra idosos no Brasil a longo prazo, atingindo, dessa maneira, o objetivo do Dia do Idoso no país.
- cuidado com a remissão ao texto, troque por conectivos.
por exemplo "tal ação seria efetivada" ---> Desse modo, tal ação deve ser realizada através do .....
"Essa proposta tem como finalidade" --- Espera-se, com isso, .....
é igual, mas é diferente kkk
1
Avatar do usuário
Por snd
Quantidade de postagens
#121944
GeovanaAnt escreveu:** cuidado com os espaçamentos, tem uma competência que pune isso**

A Organização das Nações Unidas instituiu o dia 1o de outubro como Dia do Idoso, a fim de destacar as características dessa faixa etária e combater o etarismo - preconceito por idade que atinge principalmente os mais velhos. No contexto brasileiro, tal preocupação é válida, haja vista que o etarismo e a violência contra o idoso estão presentes no país. Nesse cenário, cabe avaliar como a estereotipização desse grupo pode causar a invalidação de seus direitos.
Em primeiro plano, é pertinente citar a propagação de estereótipos como ferramenta de manutenção de noções etaristas. Como critica Simone de Beauvoir, em sua obra "A velhice", há a tendência de considerar os idosos como um "peso" na sociedade capitalista pois, se eles não podem mais gerar lucro, são inúteis. Tal concepção é carregada de preconceito e desumaniza aqueles que já contribuíram para a sociedade. Logo, é imprescindível que tal hostilidade seja combatida, pois, como afirmou a escritora supracitada, é necessário reconhecer-se no idoso, afinal, esse é o futuro de todos.
ficou bem bom, só cuidado com o "em primeiro plano", geralmente, pedem que no D2 utilize conectivo na sequência, ou seja "em segundo plano".
Como consequência disso, têm-se a invalidação dos direitos desse grupo. [conectivo] O Instituto do Idoso, importante lei federal, declara que pessoas nessa faixa etária não devem ser vítimas de descriminação mas, na prática, essa máxima não é garantida. Isso se torna indubitável quando cerca de 30% da população tem mais de 50 anos mas esse grupo é, em média, apenas 8% da força de trabalho brasileira. Além do afastamento do mercado de trabalho, o etarismo pode se manifestar em piadas falas ofensivas ou exclusão física de pessoas idosas.

têm é com plural
- aqui ficou mais expositivo do que argumentativo

Torna-se evidente, portanto, a importância do combate à violência e ao preconceito contra as pessoas idosas no Brasil. Para tanto, é imprescindível que o Ministério da Educação imponha que escolas, fortes ferramentas de formação de opinião, promovam palestras e debates sobre essa problemática. Tal ação seria efetivada com a presença de idosos nas atividades para relatar experiências próprias de etarismo, intensificando o sentimento de empatia nos alunos. Essa proposta tem como finalidade informar e conscientizar os mais jovens acerca do assunto e, caso implementada, certamente contribuirá para a redução dos casos de etarismo contra idosos no Brasil a longo prazo, atingindo, dessa maneira, o objetivo do Dia do Idoso no país.
- cuidado com a remissão ao texto, troque por conectivos.
por exemplo "tal ação seria efetivada" ---> Desse modo, tal ação deve ser realizada através do .....
"Essa proposta tem como finalidade" --- Espera-se, com isso, .....
é igual, mas é diferente kkk
Obrigada pelo feedback, realmente deixei uns erros básicos escaparem. Agradeço de coração!
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
209 Exibições
por FlorDeRub1
0 Respostas 
53 Exibições
por Araujo1254
0 Respostas 
53 Exibições
por Celless
0 Respostas 
64 Exibições
por Paminha17
3 Respostas 
282 Exibições
por abiaacs
0 Respostas 
157 Exibições
por alfacino
0 Respostas 
118 Exibições
por Geo182022
0 Respostas 
53 Exibições
por ThaiLopes
0 Respostas 
36 Exibições
por RCBS12
0 Respostas 
34 Exibições
por Evilly
Redação do ENEM 2023

Boa tarde! Eu entendo que você não te[…]

Saúde no trabalho

No que concerne a saúde no ambiente de trab[…]

O mundo trabalhista com o advento da inteligê[…]

Promulgada em 1988, a Constituição F[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM