Em primeiro plano, é pertinente citar a propagação de estereótipos como ferramenta de manutenção de noções etaristas. Como critica Simone de Beauvoir em sua obra "A velhice", há a tendência de considerar os idosos como um "peso" na sociedade capitalista pois, se eles não podem mais gerar lucro, são inúteis. Tal concepção é carregada de preconceito e desumaniza aqueles que já contribuíram para a sociedade. Logo, é imprescindível que tal hostilidade seja combatida, pois, como afirmou a escritora supracitada, é necessário reconhecer-se no idoso, afinal, esse é o futuro de todos.
Como consequência disso, têm-se a invalidação dos direitos desse grupo. O Instituto do Idoso, importante lei federal, declara que pessoas nessa faixa etária não devem ser vítimas de descriminação mas, na prática, essa máxima não é garantida. Isso se torna indubitável quando cerca de 30% da população tem mais de 50 anos mas esse grupo é, em média, apenas 8% da força de trabalho brasileira. Além do afastamento do mercado de trabalho, o etarismo pode se manifestar em piadas falas ofensivas ou exclusão física de pessoas idosas.
Torna-se evidente, portanto, a importância do combate à violência e preconceito contra as pessoas idosas no Brasil. Para tanto, é imprescindível que o Ministério da Educação imponha que escolas, fortes ferramentas de formação de opinião, promovam palestras e debates sobre essa problemática. Tal ação seria efetivada com a presença de idosos nas atividades para relatar experiências próprias de etarismo, intensificando o sentimento de empatia nos alunos. Essa proposta tem como finalidade informar e conscientizar os mais jovens acerca do assunto e, caso implementada, certamente contribuirá para a redução dos casos de etarismo contra idosos no Brasil a longo prazo, atingindo, dessa maneira, o objetivo do Dia do Idoso no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.