A partir disso, dados nos informa que de 2019 para 2020 o número de chamadas para reportar algum tipo de violência contra o idoso foi de 48,5 mil para cerca de 77 mil denúncias. Veremos então que houve um aumento da violência contra os idosos, que por sua vez nos demostra a falta de políticas públicas para promoverem amparo ao idoso, a falta de segurança, a negligência são uns dos muitos fatores que contribuíram para esse aumento.
Diante deste cenário podemos observar a violência contra o idoso sendo qualquer ato praticado em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. Dentre eles os mais comuns são, a negligência, violência psicológica, o abuso financeiro, etc. Refletirmos assim a carência da segurança dos idosos pois eles podem estar sofrendo qualquer uma desses tipos de violências enquanto os órgãos competentes nem são informados. Podemos citar também o desprovimento de entendimento por parte da população em identificar esses tipos de violências.
Portanto, é necessário agir sobre o caso. Para isso, o governo federal deve investir nos meios de comunicações para alertar ou passar o conhecimento sobre a violência que é cometida contra os idosos e quais são elas, por meios de palestras, a fim de reverter o aumento da violência. Tal ação pode, ainda, ser transmitido nas redes sociais do governo. Paralelamente, é preciso trabalhar sobre a falta de conhecimento da população presente na situação. Desse modo, o Brasil poderá viver outra realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.