De acordo com MDHC (ministério dos direitos humanos e cidadania), o Brasil registrou o aumento de 97% de números de violações contra os idosos, ou seja, é evidente que a negligência contra os idosos é muito presente no cotidiano do povo Brasileiro, como casos frequentes sobre extorsão de bens, e negligência familiar. É indiscutível que o papel do idoso na sociedade é esquecido, já que o idoso não é mais produtivo por não gerar mais lucro ao sistema capitalista, assim visto como fardo nas famílias, que estão com dificuldades para lidar com o envelhecimento.
O processo de envelhecimento pode ser muito angustiante, pelas alterações físicas e a vulnerabilidade para doenças, e crises de sociabilidade, assim afetando diretamente na saúde mental do idoso e em muitos casos causando a depressão. Há insuficiência de moradia para os idosos, por consequência da grande falta habitacional no Brasil, não há acessibilidade nos transportes públicos e na área urbana. Isso mostra a urgência de políticas públicas para receber a demanda da população idosa, visto que dados divulgados pelo IBGE mostram que os idosos fazem parte de 10% da população.
Portanto, para melhorar o combate a violência contra os idosos, cabe ao poder executivo em parceria com o Ministério dos Direitos humanos e Cidadania, na criação de Programas de conscientização, na mídia, dando ênfase a tal problemática, tornando uma pauta frequentemente discutida nas escolas, e incentivando a denunciar casos de violência, e na aplicação da lei 10.714, estimular a criação de centros de convivência, centro de cuidados e casa lares, sempre visando o bem estar físico, mental e social do idoso. Sendo compatível com a demanda demográfica de idosos, e promover a capacitação de recursos para o atendimento ao idoso. Com objetivo de melhorar a qualidade de vida do idoso, assim humanizando perante a sociedade Brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada