Avatar do usuário
Por Evely190301
Quantidade de postagens
#119784
Milton Santos, em seu texto "Cidadanias Mutiladas", defende que a democracia atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Não obstante, a conjuntura hodierna brasileira marcada pela abundância de indivíduos que possuem sua cidadania corrompida devido a violência contra a pessoa idosa deturpa tal garantia. Sendo assim, convém analisar os principais motivadores dessa problemática: a negligência governamental e a base educacional lacunar.
Com efeito, é nítido que a inoperância governamental repercute, sem sombra de dúvidas, na precariedade dos direitos fundamentais. Isso acontece, porque, como já estudado pelo historiador José Murilo de Carvalho, para haver uma cidadania completa no Brasil, é necessária a coexistência dos direitos sociais, políticos e civis. Sob essa ótica, percebe-se que quando o pilar civil não é garantido, não é possível fazer com que a cidadania seja alcançada na sociedade. Dessa forma, enquanto houver impasses relacionados à ineficiência governamental, a violência contra a pessoa idosa no Brasil será comum na população.
Outrossim, é fulcral apontar a educação, nos moldes predominantes no Brasil, como outro fator que contribui para a manutenção da promoção da cultura de adoção: para entender tal apontamento, é justo relembrar a obra "Pedagogia da Autonomia", do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, enquanto ela destaca a importância das escolas em fomentar não só o conhecimento técnico-científico, mas também habilidades socioemocionais, como respeito e empatia. Sob essa ótica, pode-se afirmar que a maioria das instituições de ensino brasileiras, uma vez que são conteudistas, não contribuem no combate a violência contra a pessoa idosa e, consequentemente, não formam indivíduos da forma como Freire idealizou.
Há, portanto, a urgência em findar essa problemática notória na estrutura do Brasil. Para isso, os locutores de informação, como noticiários televisivos e canais de imprensa em todas as plataformas, devem promover a relevância sobre a importância da cessação da violência contra a pessoa idosa. Isso, por meio de vídeos e debates com especialistas na área, com o fim de estimular a extinção da violência contra a pessoa idosa. Logo, a violência contra a pessoa idosa será mitigada no século XXI.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por baja
Quantidade de postagens
#0
Milton Santos defende, em seu texto "Cidadanias Mutiladas", que a democracia atinge a totalidade de sua eficácia quando os direitos sociais são igualmente desfrutados. Analogamente, a conjuntura hodierna brasileira deturpa tal garantia, uma vez que a violência contra a pessoa idosa é uma prática persistente. Sendo assim, convém analisar os principais motivadores dessa problemática: a negligência das leis e a base educacional lacunar.

Com efeito, é nítido que a inoperância legislativa repercute na precariedade da segurança e a plenitude dos idosos. A Constituição Federal de 1988 é a lei básica brasileira que busca garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente em que estão inseridos. No entanto, essa legislação não tem sido suficiente no que se refere à questão da violência contra os idosos no Brasil, uma vez que o problema continua atuando fortemente no contexto atual. Assim, a lei sendo enfraquecida, dificulta-se a resolução desse impasse.

Outrossim, nota-se a falha no sistema de educação como outro fator que contribui para o problema. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com essa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange ao impasse em questão, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter o problema, pois não está trazendo às salas de aula conteúdos que ajam na resolução da questão.

Portanto, há a urgência em findar essa problemática notória na estrutura do Brasil. Para isso, é preciso que o MEC, em parceria com mídias de grande acesso, promovam a relevância sobre a importância da cessação da violência contra a pessoa idosa, por meio de palestras em escolas e criação de propagandas e vídeos que conscientizem e estimulem a extinção da violência contra a pessoa idosa. Logo, a violência contra a pessoa idosa será mitigada no Brasil do século XXI.

☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆▪︎▪︎☆☆

Nos argumentos você deu muitas voltas e acabou ficando confuso e desviando do tema. Citou cidadania e Paulo Freire, porém não soube relacionar bem com o tema e deixou o parágrafo com duas orações, deixando confuso.
Em relação as "palavras difíceis" que usou, não sei se foi muito necessário, porque acabou tirando o foco e não indo direto ao ponto.

Mas o seu texto tem muito potencial e em geral, está no caminho pra uma redação 1000.
0
Avatar do usuário
Por baja
Quantidade de postagens
#119788
Milton Santos defende, em seu texto "Cidadanias Mutiladas", que a democracia atinge a totalidade de sua eficácia quando os direitos sociais são igualmente desfrutados. Analogamente, a conjuntura hodierna brasileira deturpa tal garantia, uma vez que a violência contra a pessoa idosa é uma prática persistente. Sendo assim, convém analisar os principais motivadores dessa problemática: a negligência das leis e a base educacional lacunar.

Com efeito, é nítido que a inoperância legislativa repercute na precariedade da segurança e a plenitude dos idosos. A Constituição Federal de 1988 é a lei básica brasileira que busca garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente em que estão inseridos. No entanto, essa legislação não tem sido suficiente no que se refere à questão da violência contra os idosos no Brasil, uma vez que o problema continua atuando fortemente no contexto atual. Assim, a lei sendo enfraquecida, dificulta-se a resolução desse impasse.

Outrossim, nota-se a falha no sistema de educação como outro fator que contribui para o problema. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com essa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange ao impasse em questão, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter o problema, pois não está trazendo às salas de aula conteúdos que ajam na resolução da questão.

Portanto, há a urgência em findar essa problemática notória na estrutura do Brasil. Para isso, é preciso que o MEC, em parceria com mídias de grande acesso, promovam a relevância sobre a importância da cessação da violência contra a pessoa idosa, por meio de palestras em escolas e criação de propagandas e vídeos que conscientizem e estimulem a extinção da violência contra a pessoa idosa. Logo, a violência contra a pessoa idosa será mitigada no Brasil do século XXI.

☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆▪︎▪︎☆☆

Nos argumentos você deu muitas voltas e acabou ficando confuso e desviando do tema. Citou cidadania e Paulo Freire, porém não soube relacionar bem com o tema e deixou o parágrafo com duas orações, deixando confuso.
Em relação as "palavras difíceis" que usou, não sei se foi muito necessário, porque acabou tirando o foco e não indo direto ao ponto.

Mas o seu texto tem muito potencial e em geral, está no caminho pra uma redação 1000.
0
Avatar do usuário
Por Evely190301
Quantidade de postagens
#119804
baja escreveu:Milton Santos defende, em seu texto "Cidadanias Mutiladas", que a democracia atinge a totalidade de sua eficácia quando os direitos sociais são igualmente desfrutados. Analogamente, a conjuntura hodierna brasileira deturpa tal garantia, uma vez que a violência contra a pessoa idosa é uma prática persistente. Sendo assim, convém analisar os principais motivadores dessa problemática: a negligência das leis e a base educacional lacunar.

Com efeito, é nítido que a inoperância legislativa repercute na precariedade da segurança e a plenitude dos idosos. A Constituição Federal de 1988 é a lei básica brasileira que busca garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente em que estão inseridos. No entanto, essa legislação não tem sido suficiente no que se refere à questão da violência contra os idosos no Brasil, uma vez que o problema continua atuando fortemente no contexto atual. Assim, a lei sendo enfraquecida, dificulta-se a resolução desse impasse.

Outrossim, nota-se a falha no sistema de educação como outro fator que contribui para o problema. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com essa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange ao impasse em questão, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter o problema, pois não está trazendo às salas de aula conteúdos que ajam na resolução da questão.

Portanto, há a urgência em findar essa problemática notória na estrutura do Brasil. Para isso, é preciso que o MEC, em parceria com mídias de grande acesso, promovam a relevância sobre a importância da cessação da violência contra a pessoa idosa, por meio de palestras em escolas e criação de propagandas e vídeos que conscientizem e estimulem a extinção da violência contra a pessoa idosa. Logo, a violência contra a pessoa idosa será mitigada no Brasil do século XXI.

☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆▪︎▪︎☆☆

Nos argumentos você deu muitas voltas e acabou ficando confuso e desviando do tema. Citou cidadania e Paulo Freire, porém não soube relacionar bem com o tema e deixou o parágrafo com duas orações, deixando confuso.
Em relação as "palavras difíceis" que usou, não sei se foi muito necessário, porque acabou tirando o foco e não indo direto ao ponto.

Mas o seu texto tem muito potencial e em geral, está no caminho pra uma redação 1000.
Você é o melhor!!! Obrigada pela força, me ajudou demais. ❣️❣️
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
209 Exibições
por FlorDeRub1
0 Respostas 
53 Exibições
por Araujo1254
0 Respostas 
52 Exibições
por Celless
0 Respostas 
64 Exibições
por Paminha17
3 Respostas 
281 Exibições
por abiaacs
0 Respostas 
157 Exibições
por alfacino
0 Respostas 
115 Exibições
por Geo182022
0 Respostas 
53 Exibições
por ThaiLopes
0 Respostas 
36 Exibições
por RCBS12
0 Respostas 
34 Exibições
por Evilly

Apesar de a luta feminista brasileira trazer conqu[…]

@Alunaaaamed @Samara102006 @Myllene02 @Delbis1502 […]

Alunaaaamed Samara102006 Myllene02 Delbi[…]

O mundo vem sofrendo várias transforma&cced[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM