A princípio, é preciso salientar que a negligência governamental é uma causa latente do problema. Segundo Tomas Hobbes, o Estado é responsável por garantido bem-estar da população, entretanto, isto não ocorre totalmente no Brasil. Devido a baixa atuação das autoridades, as pessoas de mais idade vêm sofrendo graves agressões, sendo elas físicas, psicológicas e econômicas. Prova disso recai que, segundo o Disque 100, nos últimos anos o número de denúncias aumentou mais de 50%.
Em segundo plano, outra causa para configuração do problema é o silenciamento. De acordo com Foucault, na sociedade pós-moderna, em que o conhecimento é sinônimo de poder, muitos temas são silenciados para que sejam mantidas estruturas de poder político, econômico e ideológico. Diante disso, verifica-se uma vacuidade em torno dos debates sobre a violência contra o idoso, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre essa questão, tornando sua resolução mais dificultada, visto que são poucas pessoas que conhecem essa triste realidade de muitos brasileiros.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Logo é dever do Ministério da Cidadania, promover ações que visem alertar a população sobre este tipo de agressão, através de folhetos e publicações. Além disso, é preciso que as escolas em parceria com as prefeituras promovam um espaço para rodas de conversas e debates problema. Fazendo com que dessa forma os cidadãos entendam que a melhor forma de lidar com as pessoas mais velhas é através da empatia e do cuidado. Diante disso, a coletividade alcançara a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada