Primeiramente, o etarismo, isto é, o preconceito com a idade, fomenta a violência contra pessoas de idade mais avançada. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, os idosos são os que mais sofrem com a falta de vagas. Isso se dá, pois, especialmente após a Revolução Industrial, construiu-se a ideia de que as pessoas idosas eram "inúteis" para o sistema econômico e social. Logo, o etarismo colabora para segregação desse grupo, já que prejudica a implementação de seus direitos fundamentais e, por consequência, dificultando o exercício da cidadania.
Ademais, os abusos cometidos contra essa coletividade que, majoritariamente, são praticados pelos próprios familiares, contam como um agravante dessa questão. De acordo com os dados da Fiocruz, mais de 60% dos casos de violência contra a pessoa idosa ocorrem dentro de casa. Isso acontece através do abandono, agressões verbais, físicas ou psicológicas e, também, da exploração financeira do idoso por parte do cuidador. Consequentemente, o sênior é negligenciado e suas necessidades não são atendidas, interferindo no seu bem-estar.
Portanto, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania promover a inclusão e combate à violência contra essa classe, por meio de atividades intergeracionais nos espaços públicos e, conjuntamente aos veículos midiáticos, exibir reportagens sobre o assunto, a fim de conscientizar e incentivar as denúncias de maus-tratos. Por último, o Ministério Público deve realizar a fiscalização dos asilos, através de visitas periódicas, com o fito de detectar possíveis violências e puní-los efetivamente. Assim, a violência contra o idoso no Brasil estará resolvida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.