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Por 777
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A terceira idade é uma das partes integrantes do ciclo da vida, o que significa dizer que deve ser tratada com naturalidade, não com desprezo ou barbárie. Em sociedades de tradição oral, a figura do ancião é vista com respeito por significar sabedoria, experiência. No entanto, apesar de no Brasil a população ser madura etariamente, está em desacordo com as estatísticas que revelam violências várias porque cada vez mais, em panorama mundial, pessoas são tratadas como objetos e objetos, como pessoas.
Karl Marx já havia previsto essa inversão de valores. Indo contra valorizar o que se tem em prol do que se é, resgata a humanidade para além da coisa. O mundo predominantemente capitalista, predatório, onde o que nem chega a ser velho é descartado, revela o quão a mentalidade padrão tende à mesquinhez, esquecendo-se, ou ignorando, que não se trata um ser humano como a versão desatualizada dum modelo de aparelho celular.
Tempos líquidos, em que "o óbvio precisa ser dito". As relações fluidas não têm paciência para apreciar o que os sulcos na face representam, e compreender que, respeitar e cuidar do indivíduo idoso, é tratar a si mesmo com responsabilidade no futuro.
Dado o exposto, induz-se que a questão da violência contra o idoso transcende o ato em si, tendo sido necessária a avaliação ampla a fim de identificar as problemáticas e propor medidas para saná-las. Sendo assim, que a família, base da construção do homem, seja constantemente relembrada dos valores humanísticos universais, para que indivíduos dela provenientes possam contribuir para um resgate do que é belo, justo e bom. Além, também, do Estado, com medidas punitivas, agravar a pena dos criminosos - por se tratar de crime contra à vida - e, concomitante, ressocializá-los, porque não há perspectiva de progresso moral num país onde haja penitenciárias repletas de possíveis reincidentes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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